domingo, 21 de dezembro de 2014

FAPEMIG tem novo Presidente

O novo presidente da Fapemig é o professor Evaldo Vilela, que foi indicado pelo Conselho Curador da Fundação em uma lista tríplice e escolhido para um mandato de três anos pelo Governador de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho, o qual destacou os avanços da Fapemig nos últimos doze anos e a importância do trabalho para qualificar o cidadão mineiro, como forma de atrair novos investimentos para o Estado.

O professor Evaldo Vilela ocupava a Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig e foi secretário-adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007 – 2014).

O professor Evaldo Vilela é formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e PhD pela Universidade de Southampton (Inglaterra). Realizou pós-doutoramentos nos Estados Unidos e no Japão.

O novo presidente da Fapemig Evaldo substitui Mário Neto Borges, que foi presidente por dois mandatos consecutivos, ressaltou a atenção dada pelos últimos governos ao setor de ciência, tecnologia e inovação. “Quando assumi a Fapemig, em 2004, praticamente só atendíamos instituições federais com poucas bolsas. Hoje, atendemos toda e qualquer instituição que trabalhe com ciência, tecnologia e inovação, seja pública ou privada. Conseguimos tornar a Fapemig uma instituição de credibilidade, pois fizemos o melhor e o possível para que Minas tivesse a melhor ciência, tecnologia e inovação do Brasil. Saio com o dever cumprido”.

A solenidade ocorreu no dia 15/122014 e também participaram os secretários de Estado Vicente Gamarano (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Danilo de Castro (Governo), Ana Lúcia Gazzola (Educação), Rogério Nery (Desenvolvimento Econômico), Eduardo Bernis (Trabalho e Emprego), o diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas, André Barrence, e reitores de universidades públicas e privadas de todo o Estado.

Fonte: http://www.fapemig.br/governador-alberto-pinto-coelho-nomeia-novo-presidente-da-fapemig/ acessado em 21/12/2014.

Aprovada dragagem para o Complexo Portuário do Rio de Janeiro

Esta dragagem a ser realizada no complexo portuário do Rio de Janeiro faz parte da segunda fase do PND - Plano Nacional de Dragagem, instituído pelo novo marco regulatório do setor.

O vencedor final da licitação foi o consórcio formado pelas companhias Van Oord e Boskalis com uma proposta no valor de R$ 210 milhões.

A segunda fase do PND foi lançada no ano de 2012 pela Presidenta Dilma Rousseff e faz parte do Programa de Investimento em Logística – PIL-Portos.

A Secretaria de Portos sancionou a assinatura de contrato para a execução das obras de dragagem no Complexo Portuário do Rio de Janeiro.

Inicialmente, o consórcio havia se classificado em segundo lugar na licitação. Em outubro, passou à condição de arrematante após a empresa vencedora, a Bandeirante, ter sido inabilitada por falhar em atender a exigências do edital.

Fonte: http://portosenavios.com.br/portos-e-logistica/27510-governo-assina-contrato-de-dragagem-no-porto-do-rio-de-janeiro?utm_source=newsletter_7437&utm_medium=email&utm_campaign=noticias-do-dia-portos-e-navios-date-d-m-y acessado em 21/12/2014.

sábado, 6 de dezembro de 2014

Bacia de Pelotas terá levantamento Sísmico e Ambiental

A Bacia de Pelotas compreende aproximadamente 210 mil quilômetros quadrados e se estende do Sul de Santa Catarina até a fronteira com o Uruguai, abrangendo toda a costa do Rio Grande do Sul, estando concentrada, em sua maior parte, no mar.
A Bacia de Pelotas será foco de um levantamento sísmico e ambiental a ser desenvolvido pela Spectrum (grupo com sede na Noruega, mas com atuação global) e Universidade Federal do Rio Grande (Furg).
Em 2013 a Spectrum havia avaliado a Bacia de Pelotas, no que chamou de fase 1 e com os dados obtidos possibilitou à ANP fazer a valorização de blocos da área, ou seja, a agência fez uma avaliação do potencial de petróleo na região.
Agora, o objetivo é começar a segunda etapa com o detalhamento dos dados. Para o trabalho será utilizado um navio-sísmico, que colherá dados 2D. Futuramente, um desdobramento da iniciativa contemplaria um serviço 3D.
O gerente-geral da Spectrum no Brasil, João Carlos Corrêa, detalha que para os trabalhos iniciarem é necessária a emissão do licenciamento por parte do Ibama, o que o executivo espera que ocorra em meados de janeiro.
Não há um prazo definido quanto à duração do estudo, porém a meta é que a iniciativa seja realizada antes da próxima licitação de exploração de áreas de petróleo que será promovida pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Apesar da expectativa inicial de que a rodada fosse feita no em junho de 2015, com os reflexos da operação Lava Jato e a turbulência política gerada, Côrrea acredita que a concorrência acontecerá mais adiante.
A Bacia de Pelotas não participa de licitações desde 2005. Contudo, a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, anunciou em setembro que a bacia deverá ser incluída na próxima licitação. O integrante da AGDI admite que a operação Lava a Jato deve impactar os leilões promovidos pela agência. O dirigente não descarta a possibilidade de que a Petrobras participe dos certames da ANP, porém com um fôlego menor devido à investigação. Nóbrega torce para que o cenário atual não adie a licitação e argumenta que a estatal, se encontrar dificuldades em participar sozinha da disputa, poderá adorar a tática das parcerias.
Fonte:http://portosenavios.com.br/industria-naval-e-offshore/27258-bacia-de-pelotas-tera-estudo-sismico-e-ambiental?utm_source=newsletter_7424&utm_medium=email&utm_campaign=noticias-do-dia-portos-e-navios-date-d-m-y acessado em 05/12/2014.

sábado, 29 de novembro de 2014

Primeira Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) começa a funcionar

Está sendo implantada no Brasil a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). Já foi concluída a primeira etapa para operação e a transmissão de dados em tempo real de um total de 80 estações sismográficas distribuídas em vários Estados e em rede nacional.
O objetivo da RSBR é monitorar a sismicidade do território nacional e gerar informações que suportem a investigação da estrutura interna da terra através da implantação e manutenção de estações sismográficas permanentes.
A RSBR foi concebida no âmbito da Rede de Estudos Geotectônicos Petrobras-Universidades e sua implantação foi financiada com recursos provenientes da Cláusula de Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento dos contratos de concessão, nos termos do Regulamento Técnico ANP 05/2005. Abaixo o mapa com a localização das 80 estações sismográficas.

Mapa com as estações (fonte: geofisicabrasil.com)

Fazem parte da RSBR, a Rede Sismográfica do Nordeste do Brasil (RSISNE), mantida pela UFRN; a Rede Sismográfica Integrada do Brasil (BRASIS), coordenada pela USP; e a Rede Sismográfica do Centro e Norte do Brasil (RSCN), sob a responsabilidade da UnB.
Para concentrar os dados produzidos pelas estações sismológicas da Rede Sismológica Brasileira, foi criado o Portal da RSBR,  que foi desenvolvido e é gerenciado pelo Observatório Nacional (ON).
O ON mantém a Rede Sismográfica do Sul e do Sudeste (RSIS), um dos projetos da RSBR. Com investimentos de mais de R$ 6 milhões da Petrobras, a RSIS tinha como objetivo inicial montar 12 estações nas regiões Sul e Sudeste, que concentram a maior parte da população, com sismógrafos, GPS de alta precisão e gravímetros dinâmicos.
Hoje a RSIS tem 17 estações em operação, incluindo a recém-montada na Ilha da Trindade, situada a 1.200 km a leste do litoral do Espírito Santo. Ela possui um posto oceanográfico que é o local habitado mais remoto do Brasil, a 1.025 km do Arquipélago de Abrolhos, onde a Marinha mantém outra guarnição, na Ilha de Santa Bárbara.
A implantação da RSBR até agora foi financiada pela Petrobras. Segundo Sergio Fontes (Observatório Nacional), os recursos para a implantação da RSIS se esgotaram e ainda não há uma fonte definida para a próxima fase, que prevê a manutenção das estações existentes e a ampliação da rede. Há possibilidade de o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ao qual o ON é vinculado, incluir no orçamento verba para a RSIS. Foram feitos contatos preliminares também com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que mostrou interesse em apoiar os estudos e a manutenção da rede brasileira.
Fonte: http://geofisicabrasil.com/noticias/178-sismologia/6725-servico-sismologico-nacional-entra-em-operacao.html acessado em 29/11/2014.

domingo, 2 de novembro de 2014

Sete empresas brasileiras de aviação estão com prejuízo pelo terceiro ano consecutivo

Sete empresas brasileiras de aviação estão fechando com prejuízo pelo terceiro ano consecutivo. As únicas companhias que tiveram lucro foram a Azul e a Total.
As companhias aéreas sofreram com alta do dólar e do preço do combustível nos últimos anos. Cerca de 60% dos custos são atrelados ao dólar, mas a maior parte da receita é em real.
O dólar saltou de 2,04 reais em 2012 para 2,35 reais em 2013, alta de 15% que pesou no bolso das empresas.
A Gol encerrou 2013 com prejuízo de 802 milhões de reais (considerando a operação da Webjet), mas conseguiu reduzir as perdas pela metade na comparação com 2012.
A TAM viu seu prejuízo aumentar de 1,315 bilhão de reais para 1,653 bilhão de reais.
As sete companhias aéreas brasileiras totalizaram prejuízos de 2,4 bilhões de reais em 2013, segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgadas na segunda-feira no Anuário do Transporte Aéreo 2013. Mas as perdas do setor foram 30% menores que as registradas em 2012, refletindo principalmente a redução do prejuízo da Gol.
A projeção do mercado é que o dólar encerre o ano cotado a 2,40 reais, de acordo com o último boletim Focus, do Banco Central. "O cenário não é bom".
A empresa Azul obteve lucro líquido de 63 milhões de reais (considerando a integração da Trip, adquirida pela empresa em 2012). O prejuízo do ano passado é um reflexo da crise pela qual o setor aéreo brasileiro passa desde o fim de 2011.
"Os custos das companhias aéreas explodiram e comprometeram o resultado financeiro", explica o presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz.
As empresas não conseguiram repassar a alta de custo aos passageiros e amargaram prejuízos bilionários a partir de 2011. O setor terá desafios para voltar ao lucro.
O setor aéreo brasileiro dava lucro antes disso, com ganhos de 1,54 bilhão de reais em 2009 e 718 milhões de reais em 2010.

Dados da Anac apontam que a demanda por passagens em 2014 subiu 5,67% no acumulado dos oito primeiros meses ano ante igual período de 2013.

Fonte: Estadão e Veja. Link: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/aereas-brasileiras-encerraram-terceiro-ano-no-vermelho em 02/11/2014.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Nova descoberta de petróleo a 81 km de Vitória no Espírito Santo

Foi anunciada pela PETROBRAS descoberta em poço, localizado a 81 km da cidade de Vitória, Na plataforma continental do Espírito Santo na área da concessão de produção de Golfinho, que comprovou a presença de gás e condensado.
Este resultado foi obtido por meio da perfuração do poço 4-BRSA-1265-ESS (nomenclatura ANP) / 4-GLF-42-ESS (nomenclatura Petrobras).
Informalmente conhecido como Lontra, em profundidade de água de 1.319 metros, esta descoberta de acumulação de hidrocarbonetos está situada em águas profundas no pós-sal da Bacia do Espírito Santo.
A Petrobras é operadora e detém 100% da concessão de produção de Golfinho.
De acordo com dados de perfilagem e teste a cabo os reservatórios foram identificados a 3.055 metros de profundidade e a perfuração do poço foi finalizada em 3.238 metros.



Localização do poço no Campo de Golfinho (Fonte: GEOFÍSICA BRASIL)

Fonte: http://geofisicabrasil.com/noticias/174-petroleo/6633-nova-descoberta-em-aguas-profundas-na-bacia-do-espirito-santo.html em 30/10/2014.

domingo, 19 de outubro de 2014

Terra treme 5 vezes em apenas 15 dias na cidade de Taipu no Rio Grande do Norte

No dia 15/10/2014 Taipu registrou o quinto tremor de terra em apenas 15 dias. A cidade de Taipu está localizada a 50 quilômetros de Natal no Rio Grande do Norte.
O maior dos abalos aconteceu no dia 4 com magnitude de 2.7, o tremor pôde ser sentido pela população e foi seguido por dois microtemores que estão fora do limite de percepção das pessoas, segundo informou o laboratório.
Os tremores aconteceram nesta quarta-feira (15), e nos dias 4 e 7 de outubro.
No dia 7 de outubro foi registrado um sismo de magnitude estimada em 2.5. Nesta quinta o tremor teve magnitude de 2.2. Com o intuito de acompanhar mais de perto a atividade sísmica em Taipu, o laboratório instalou uma estação na cidade.
"A atual atividade sísmica em Taipu foi detectada no início do mês de setembro e ainda persiste. Reafirmamos, mais uma vez, que é impossível prognosticar como será sua evolução", diz o LabSis.



Estação instalada pelo LabSis para monitorar os sismos.

A informação é do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(LabSis/UFRN), que monitora as atividades sísmicas no estado.

Fonte: http://geofisicabrasil.com/noticias/204-clipping/6599-ufrn-registra-quinto-tremor-de-terra-em-taipu-rn.html acessado em 19/10/2014,

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Prefeitura de Araquari no Estado de Santa Catarina vai dar desconto no IPTU a quem adotar cães

A prefeitura de Araquari, cidade do Estado de Santa Catarina, resolveu dar desconto no IPTU para moradores que adotarem animais de rua. 
O desconto no imposto vai variar de 25% a 50%. 
Este projeto de lei foi proposto por uma vereadora e aprovado. O mesmo entrará em vigor no mês de novembro. 
Os animais serão recolhidos da rua, castrados e colocados para adoção.
A prefeitura informou que os detalhes do projeto ainda estão em fase de finalização, mas adiantou que as casas serão vistoriadas para garantir que os bichos estão sendo bem tratados.
Ongs devem ajudar no trabalho de recolhimento e adoção.


Animais serão recolhidos da rua, castrados e depois colocados para adoção

Fonte: http://noticias.r7.com/cidades/cidade-de-sc-da-desconto-no-iptu-para-quem-adotar-animal-de-rua-02102014 acessado em 05/10/2014.

domingo, 28 de setembro de 2014

Seca de Rios avança no Brasil e a principal nascente do Rio São Francisco em Minas Gerais também secou

Não há dúvidas de que algo ocorre em grande escala e está mudando o nosso ecossistema. 
Em meio a grande crise na região Sudeste, ninguém fala do Nordeste, que vive uma seca intensa há três anos e convive à dezena de anos com este problema, nunca solucionado.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, disse ao G1 que, embora a notícia ainda não tenha chegado oficialmente ao conhecimento do comitê, não causa surpresas em virtude de essa ser uma das estiagens mais graves desde que foi iniciado o acompanhamento histórico do rio. Para ele, a situação é preocupante, já reflete no nível das barragens e ameaça a biodiversidade do São Francisco. “Isso não é comum, é preocupante".

As principais barragens do Alto São Francisco, que são a de Três Marias e Sobradinho, estão sendo ameaçadas e se aproximam do limite de volume útil de água. Ou seja, a água dos principais afluentes está chegando ao nível zero, e a biodiversidade do rio está comprometida, além de a "qualidade do rio estar se deteriorando", explicou Miranda.



O volume útil da Represa de Três Marias, que é a primeira barragem construída ao longo do rio, chegou a registrar 6% nesta semana. A de Sobradinho, 31%. “São níveis baixíssimos e que causam impactos catastróficos, como já vem ocorrendo no Baixo São Francisco. Com o nível baixo, o oceano está invadindo o rio e salinizando a água doce”, concluiu Miranda.

Localização regional do Rio São Francisco (G1).

Anivaldo Miranda pontuou ainda que o poder público deve tratar a bacia hidrográfica com prioridade por ser uma das principais do Brasil e estar entre as mais vulneráveis. “O rio atravessa quase 1 milhão de quilômetros quadrados de região semiárida, atende a região nordeste e grande parte de Minas, onde há grande vulnerabilidade hídrica”, afirmou.
Localização regional do Rio São Francisco.


Fonte: http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2014/09/diretor-de-parque-diz-que-principal-nascente-do-rio-sao-francisco-secou.html acessado em 23/09/2014

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

ABNT vai revisar quatro normas de projetos arquitetônicos NBR 5671, NBR 6492, NBR 13531 e NBR 13532

O Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vai fazer a revisão de quatro normas técnicas que tratam dos conceitos e requisitos para elaboração e representação de projetos de arquitetura e urbanismo. 
A revisão será concluída no prazo de oito a 12 meses após a instalação da Comissão de Estudo que ficará responsável pelas atualizações. Todas as propostas deverão passar por consultas públicas antes de entrarem em vigor.
As normas a serem revisadas são a NBR 5671:1990, que aborda a participação dos intervenientes em serviços e obras de engenharia e arquitetura; NBR 6492:1994, que trata da representação de projetos de arquitetura; NBR 13531:1995, para elaboração de projetos de atividades técnicas de edificações; e NBR 13532:1995, para elaboração de projetos de arquitetura de edificações.
Por considerá-las desatualizadas, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) solicitou ao comitê a análise das normas com o objetivo de valorizar o estudo preliminar, anteprojeto, projeto completo e projeto executivo como instrumentos de qualificação de edificações.
Também fazem parte do projeto as entidades: Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) e Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).
Fonte: http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/noticias/abnt-revisara-quatro-normas-de-projetos-arquitetonicos-326360-1.aspx acessado em 25/08/2014.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Prefeitura de Porto Alegre cria Selo para empresas que prezam pela segurança e saúde em canteiros de obras

A Prefeitura de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, lançou na última sexta-feira (15/08/5014), um Selo, dentro do Programa Obra Pública Legal que irá valorizar e destacar as empresas do setor da construção civil que prezarem pela saúde e segurança de seus trabalhadores, principalmente em canteiros de obras.

O Selo poderá ser usado como documento oficial da empresa por um período de dois anos e, caso seja comprovado o descumprimento das normas da legislação trabalhista e previdenciária, a empresa poderá perdê-lo.

Este projeto é uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil (Sticc).

Conforme o decreto 18.717, o Selo Obra Pública Legal será concedido inicialmente às empresas privadas contratadas ou suas respectivas subcontratadas para a realização de obras públicas da prefeitura da capital. Serão inclusas no programa empresas devidamente registradas no Cadastro de Fornecedores de Serviços e Obras e com comprovação de que suas subcontratadas estão cumprindo os direitos trabalhistas.

Participaram do evento de lançamento o vice-prefeito Sebastião Melo, a secretária municipal do Trabalho e Emprego, Luiza Neves, o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Professor Garcia, e o secretário-geral do Sticc, Gelson Santana, além de representantes de sindicatos de Passo Fundo e São Leopoldo.


Fonte: http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/noticias/programa-obra-publica-legal-reconhecera-boas-praticas-de-empresas-de-326249-1.aspx acessado em 1/08/2014.

sábado, 9 de agosto de 2014

Em 2015 governo deve realizar 3ª rodada de áreas inativas para pequenos e médios produtores de petróleo e gás

O governo pretende em 2015 realizar a 3ª rodada de áreas inativas com acumulações marginais voltadas para pequenos e médios produtores de óleo e gás.

Esta semana a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou uma lista de dez áreas inativas que podem vir a ser incluídas em um possível leilão.

As dez áreas, todas ex-concessões da Petrobras, possuem diferentes perfis e fases de desenvolvimento e estão localizadas nas bacias do Recôncavo, Espírito Santo, Tucano Sul, Paraná e Barreirinhas.

Todas estas áreas ficarão em consulta até o dia 3 de outubro. Somente as áreas com interessados poderão ser leiloadas.

De acordo com o coordenador geral de Exploração e Produção do Ministério de Minas e Energia (MME), Clayton Pontes, a ideia é que a "rodadinha", como é conhecida no mercado, seja promovida no primeiro semestre de 2015. Pontes participa de evento sobre setor de petróleo e gás, promovido pela Câmara de Comércio Britânica (Britcham), no Rio.

Caso nenhuma petroleira demonstre interesse pelas áreas, a ANP prosseguirá com o processo de devolução.

Fontes: Valor Econômico e http://portosenavios.com.br/industria-naval-e-offshore/25463-leilao-de-areas-inativas-de-petroleo-e-gas-pode-ocorrer-em-2015?utm_source=newsletter_5944&utm_medium=email&utm_campaign=noticias-do-dia-portos-e-navios-date-d-m-y acessado em 09/08/2014.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Terreno para implementar implantar área de tancagem da Refinaria Premium II da PETROBRAS será cedido pelo Estado do Ceará

Um terreno de 12 hectares deverá ser cedido à Petrobras pelo Estado do Ceará para que seja implantada a área auxiliar de tancagem da Refinaria Premium II.

De acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), serão instaladas na área bombas para repressurização de óleo cru no fluxo de importação e também dos derivados de petróleo no fluxo de exportação. A Seinfra afirma que a necessidade técnica é devido à grande distância entre os berços de atracação e as instalações em terra da refinaria - cerca de nove quilômetros. "As bombas próprias dos navios não tem capacidade de pressurizar o insumo em um único bombeamento, daí sendo necessário repressurizações intermediárias", explica a secretaria, via assessoria de imprensa.

O projeto de lei que autoriza o Estado a realizar essa cessão de uso já se encontra na Assembleia Legislativa do Ceará. Na mensagem está o termo: "A cessão será autorizada e formalizada mediante Termo de Cessão de Uso, do qual constarão expressamente as condições estabelecidas, entre as quais a finalidade de sua realização e o prazo para seu cumprimento, e tornar-se-á nula, independentemente de ato especial, se ao imóvel, no todo ou em parte, vier a ser dada aplicação diversa da prevista no termo de cessão".

O documento afirma que a cessão da posse será feita "gratuitamente ou em condições especiais". De acordo com o texto, "a área auxiliar permitirá um melhor escoamento da produção da refinaria, notadamente por intermédio da instalação de um ponto de tancagem, visando a eficaz e célere movimentação dos derivados de petróleo". O terreno em questão fica localizado dentro do perímetro do Complexo industrial e Portuário do Pecém (Cipp).

Outras ações também estão sendo encaminhadas, por parte do Estado, para o empreendimento, como o desvio da CE-085, que deverá estar concluído no mês que vem.

Outra obra de responsabilidade do governo estadual para a concretização da refinaria é o desvio da CE-085, que, em seu traçado original, passa por dentro do terreno que abrigará a refinaria. O chamado Trecho 2 da obra, que envolve 12,56 quilômetros entre a ponte sobre o Rio Cauípe e a variante da refinaria, está com 99% de execução, conforme informou o Departamento de Estradas e Rodovias (DER). No momento, estão sendo concluídos o viaduto e a ligação entre a CE-085 e a CE-151. O órgão acrescentou que o trecho, orçado em R$ 22 milhões, deverá ser entregue em agosto.


Também está em curso a licitação da reserva indígena Taba dos Anacés, que é um dos requisitos apontados pela Funai (Fundação Nacional do Índio) para a aprovação do projeto da refinaria Premium II no município de Caucaia. O certame ainda se encontra em fase de habilitação das empresas interessadas, em virtude de ter havido recurso judicial no resultado apresentado para a primeira fase. O preço máximo previsto no edital de licitação é de R$ 15 milhões e vence a concorrência quem apresentar o menor preço. As obras devem ser finalizadas num prazo de seis meses, a partir da data de assinatura da Ordem de Serviço.

Fonte: http://portosenavios.com.br/industria-naval-e-offshore/25193-novo-terreno-para-refinaria-deve-ser-doado-pelo-estado-do-ceara?utm_source=newsletter_5918&utm_medium=email&utm_campaign=noticias-do-dia-portos-e-navios-date-d-m-y acessado em 18/07/2014.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Prorrogadas até 6 de julho de 2014 inscrições para o Programa Jovens Talentos para a Ciência

Foram prorrogadas até o dia 6 de julho de 2014, as inscrições para o Programa Jovens Talentos para a Ciência, que concede bolsas de iniciação científica a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em nível de graduação.

Os estudantes deverão realizar sua inscrição exclusivamente via internet.

A seleção será realizada mediante aplicação de prova seletiva, que mantem a data no dia 14 de setembro de 2014, com início às 13h, horário oficial de Brasília (DF), nas unidades da federação em que houver instituições que aderiram ao programa, com a duração máxima de quatro horas e 30 minutos.

Serão concedidas até 11 mil bolsas de iniciação científica. Desde a primeira edição do programa, em 2012, o Jovens Talentos para Ciência já contemplou 15.667 estudantes.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente das notas obtidas na prova seletiva. A prova será objetiva, de conhecimentos gerais (exatas e humanas), composta por questões de múltipla escolha, a ser realizada em um dos campi da instituição do candidato. As instituições ficarão responsáveis pela disponibilização dos espaços para a realização da prova.

O objetivo principal é a preparação de estudantes para participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Ciência sem Fronteiras (CsF) ou Programas de Iniciação Científica (PIBIQ/CNPq).

Dentre os requisitos para a candidatura dos estudantes estão: ter concluído o ensino médio no final de 2012 ou 2013 e ter ingressado na primeira graduação no segundo semestre de 2013 ou no primeiro semestre de 2014; não possuir vínculo empregatício; não acumular a bolsa do programa Jovens Talentos para a Ciência com bolsas de estudos de outros programas da Capes ou do CNPq ou de outras instituições nacionais ou internacionais; e não estar em débito, de qualquer natureza, com a Capes, CNPq ou outras agências ou instituições de fomento à pesquisa.
Fonte: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/7044-programa-jovens-talentos-para-a-ciencia-prorroga-inscricoes acessado em 03/07/2014,

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Ciência sem Fronteiras (CsF) oferecerá mais 100 mil bolsas a partir de 2015

A Presidenta Dilma Rousseff  anunciou que o governo federal vai oferecer 100 mil novas bolsas de estudo na nova etapa do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), durante cerimônia de lançamento da nova fase chamada Ciência sem Fronteiras 2, realizada no Palácio do Planalto na quarta-feira (25/06/2014), e que entrará em vigor a partir de 2015, que contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz.

O programa CsF tem como objetivo garantir ao Brasil condições de gerar inovação e interesse pelas ciências exatas e pela aplicação da tecnologia em todas as áreas, seja na indústria, na agricultura e, sobretudo para viabilizar, também, a pesquisa em ciências básicas", afirmou a presidenta Dilma Roussef.

Foto do solenidade de lançamento da CsF 2 (fonte: CNPq)

Na primeira etapa da iniciativa (2011-2014), mais de 83 mil bolsas foram concedidas para que estudantes brasileiros pudessem estudar em outros países. A meta estabelecida pelo governo federal é fornecer 101 mil bolsas até o fim deste ano. De acordo com a presidenta, o governo atingirá esse número.

"No início, o grande desafio do Brasil era colocar 101 mil estudantes brasileiros no exterior. Até hoje já concedemos 83,2 mil bolsas e com as chamadas que faremos agora em setembro nós vamos atingir a nossa meta de 101 mil bolsas de estudo", reafirmou.

O ministro Campolina afirmou que a história recente do Brasil mostra um país com "baixíssimo nível de escolaridade". No entanto, de acordo com ele, o governo federal identificou que a educação é o "caminho decisivo" para o desenvolvimento e a inserção internacional. Nesse sentido, o titular do MCTI disse que o CsF "é uma oportunidade única e exemplar para melhorar a capacitação dos jovens e para o desenvolvimento brasileiro". Para o ministro, o programa cria oportunidades para a juventude brasileira. "Cria oportunidades e motivação para irrigar o sistema acadêmico universitário nacional trazendo as experiências internacionais para modernizar o nosso".

O ministro da Educação, José Henrique Paim, afirmou que o Ciência sem Fronteiras deixou vários ensinamentos para melhorar a prática educacional no Brasil. "Os estudantes do exterior que vieram ao país nos mostraram a necessidade de reavaliar as práticas de ensino nos cursos de graduação e pós-graduação, principalmente no que diz respeito a integração da teoria com a vida prática".

Fontes: www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/1982152 acessado em 27/06/2014

sexta-feira, 13 de junho de 2014

5000 bolsas de estudo para Ciência Sem Fronteira (CsF) serão ofertadas pela PETROBRÁS

A empresa PETROBRÁS vai oferecer um total de 5000 (cinco mil) bolsas de estudo para o Programa Ciência sem Fronteira (CsF) até o término do Protocolo de Cooperação Científica Tecnológica e Inovação, firmado em 9 de maio de 2012 com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Na época ficou estabelecido o valor de R$ 319 milhões como aporte financeiro para o programa e que serão desembolsados ao longo de sete anos.
O prazo de sete anos para encerramento do Protocolo de Cooperação é necessário para que os estudantes possam receber as bolsas até o término do curso.
O programa Ciência Sem Fronteiras (CsF) foi criado para promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e mobilidade internacional. Este programa é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) por meio de suas instituições de fomento - CNPq e Capes.
As áreas consideradas prioritárias para a Petrobras no escopo do programa são: engenharias e demais áreas tecnológicas; ciências exatas e da terra; biologia, ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; produção agrícola sustentável; petróleo, gás e carvão mineral; energias renováveis; tecnologia mineral; biotecnologia; nanotecnologia e novos materiais; tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais; biodiversidade e bioprospecção; ciências do mar, e novas tecnologias de engenharia construtiva.
Fonte: http://geofisicabrasil.com/eventos/191-minicurso3/6232-curso-virtual-da-seg-oferece-pratica-sem-matematica.html acessado em 13/06/2014.

domingo, 8 de junho de 2014

Curso de Medicina no campus da UFVJM em Teófilo Otoni já tem sua primeira turma para iniciar no segundo semestre de 2014

O curso de Medicina da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri para a cidade de Teófilo Otoni foi aprovado no dia 05/06/2012 através da portaria 109 pelo Secretário de Educação Superior do MEC, Amaro Henrique Pessoa Lins, após uma luta de vários anos, sobretudo da Professora e ex-Prefeita Maria José Haueisen Freire e de muitos outros colaboradores, com o aval e apoio do ex-Presidente Luis Inácio Lula da Silva.
Apenas dois anos se passaram e no dia 06/06/2014 o ENEM classificou e aprovou os primeiro 30 alunos selecionados para Medicina em Teófilo Otoni, cujas aulas se iniciam no segundo semestre deste ano.
Abaixo apresentamos todos os 30 (trinta) alunos selecionados para esta turma histórica, e em seguida a Portaria que autorizou a criação das 60 vagas anuais.
Esta portaria também autorizou vagas em outras instituições, entre estas, 60 vagas para a UFVJM de Diamantina, 40 Vagas para UFSJ e outras 60 vagas para ALFENAS.



Fonte: http://www.ufvjm.edu.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=3045&Itemid=1031 acessado em 07/06/2014.

Acordo de cooperação no Programa Ciência sem Fronteiras entre a CAPES e STATOIL

Foi assinado no dia 04 de junho pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) um acordo de cooperação, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras, com a Statoil.
A STATOIL é uma empresa de petróleo Norueguesa e na atualidade a segunda maior companhia em produção no Brasil.
O programa Ciência sem Fronteiras foi iniciado 2011 e concedeu mais de 82 mil bolsas para estudantes brasileiros estudarem e se capacitarem no exterior.
O acordo entre CAPES e STATOIL prevê o financiamento de 100 bolsas de estudo na modalidade graduação-sanduíche na Noruega em áreas que possam contribuir com o desenvolvimento de tecnologias para o setor de energia, em especial o de óleo e gás, tais como: engenharias e áreas tecnológicas, ciências exatas, tecnologia da informação, petróleo, gás, carvão mineral, energias renováveis, biotecnologia, nanotecnologia e novos materiais, tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais, biodiversidade, bioprospecção e ciências do mar.
A meta do programa é oferecer 101 mil bolsas até 2015. O programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio de suas respectivas instituições de fomento - Capes e CNPq.
Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior. Acesse a página do programawww.cienciasemfronteiras.gov.br.

Quem é a STATOIL
É uma empresa internacional de energia, sediada na Noruega. Possui mais de 40 anos de experiência em produção de petróleo e gás na Plataforma Continental Norueguesa e, atualmente, opera em 36 países.
Está entre as maiores operadoras offshore (no mar) de petróleo e gás e é reconhecida como líder em tecnologia e gerenciamento de recursos.
No Brasil, a empresa é a segunda maior produtora de óleo e gás. O Campo de Peregrino, na Bacia de Campos, é o maior da Statoil fora da Noruega e o maior entre os campos de operadoras privadas que atuam no mercado nacional, com produção ao redor de 100 mil barris de petróleo/dia.
A STATOIL conta com 21 mil funcionários no mundo todo. Está listada nas bolsas de valores de Nova York e Oslo com uma capitalização de mercado de aproximadamente US$ 80 bilhões.

Estágios
A parceria prevê ainda a possibilidade da realização de estágios na sede da Statoil na Noruega e em suas empresas parceiras.

Fonte: http://geofisicabrasil.com/noticias/173-press-release/6211-capes-e-statoil-assinam-acordo-no-ambito-do-ciencia-sem-fronteiras.html acessado em 07/06/2014

sábado, 17 de maio de 2014

Angola realiza seu primeiro programa nacional de Geologia

Angola possui grandes riquezas no seu subsolo além do petróleo e dos diamantes que atraem, nomeadamente, nas regiões das Lundas, muitos garimpeiros provenientes de países limítrofes, como da vizinha República democrática do Congo.
Neste sentido, o governo de Angola criou um programa denominado de Plano Nacional de Geologia, que deverá ser implementado até 2017, cujo valor foi orçado em 400 milhões de dólares.
Este programa que conta com a intervenção de quatro empresas internacionais, eleitas em concurso público, entre as quais uma chinesa (CITIC), uma brasileira, uma portuguesa e uma espanhola.
Trata-se de um projeto envolvendo alta tecnologia, como meios aéreos, que permitirá elaborar um mapa geológico nacional, já que o actual remontaria à época colonial.

O acto inaugural teve lugar no Aeroporto de Luanda com o primeiro vôo específico a este programa visando apurar-se o real potencial do subsolo angolano, na presença do ministro de Estado e Chefe da casa civil da presidência da república, Edeltrudes Costa.


Mapa de Angola com destaque para as regiões de Lunda Norte e Lunda Sul.

A primeira fase, está prevista a aquisição de dados na zona nordeste do país e, a partir de Junho, no noroeste e no sul. O fim da pesquisa está previsto para 2017, dentro dos 18 e 24 meses poderão ser conhecidos os primeiros resultados.

Fonte: http://geofisicabrasil.com/noticias/204-clipping/6150-angola-elabora-mapa-geologico-nacional.html acessado em 17/05/2014.


sexta-feira, 16 de maio de 2014

O robô Curiosity coletou amostras do solo de Marte

A agência espacial americana (NASA) afirmou ontem (15/05/2014) que foram retiradas amostras de solo, a partir de uma perfuração em uma rocha sedimentar feita pelo robô Curiosity na superfície de Marte, e que já foram encaminhadas para serem analisadas por instrumentos laboratoriais dentro do próprio Curiosity.
Esta coleta foi realizada na semana passada.
A rocha perfurada, chamada "Windjana", é uma placa de rocha sedimentar que fica em uma região marciana chamada "The Kimberley". Além de perfurar a rocha, o veículo da Nasa também fez cortes em alguns pontos do buraco com um laser disparado a partir do alto de um mastro fixado ao robô.
A perfuração e os cortes feitos com laser foram examinados pela câmera e pelo espectrômetro fixados no braço robótico do veículo.
O Curiosity - que pousou em Marte em agosto de 2012 para buscar informações sobre o planeta vermelho - levará consigo amostras coletadas para que outras análises possam ser feitas durante as pausas do jipe.

 Foto do local do furo e visão após perfuração. (Fonte: G1 e NASA/JPL-Caltech/MSSS)

Esta é a terceira vez que o robô faz perfurações no solo marciano. As coletas anteriores de materiais rochosos permitiram concluir que o planeta já abrigou, no passado, condições favoráveis à vida microbiana.

Fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/05/robo-curiosity-perfura-solo-de-marte-para-colher-amostras-de-rocha.html acessado em 16/05/2014.

domingo, 13 de abril de 2014

Comandante da Marinha do Brasil, almirante Julio Soares de Moura Neto, é alvo de investigação da Procuradoria da República no Distrito Federal por improbidade administrativa

Segundo o Jornal O DIA de 13/04/2014 o Ministério Público Federal apura três denúncias feitas por um advogado, cujo nome está sendo mantido em sigilo contra o Comandante da Marinha Almirante Julio Soares de Moura Neto.
A principal delas, segundo o documento, é a aquisição de imóvel de luxo na Avenida Atlântica, no Leme, “que seria incompatível com sua renda e que estaria vinculada, de forma ilícita, à compra de submarinos franceses pelo Brasil”. 
Em dezembro de 2008, o Brasil anunciou a compra de submarinos franceses, mas os contratos foram assinados no primeiro semestre de 2009. Naquela ocasião, o comandante da Marinha e sua mulher, Sheila Royo Soares de Moura, residiam num modesto apartamento de fundos comprado em 1977 na Rua General Ribeiro da Costa, no Leme.
Em fevereiro de 2009, a família concretizou a primeira transação imobiliária: Sheila adquiriu em seu nome um outro apartamento no prédio onde morava, por R$ 280 mil. Em junho, o almirante e sua mulher venderam por R$ 730 mil o imóvel no qual residiam, mas continuaram no mesmo edifício da Rua General Ribeiro da Costa, no imóvel comprado.
O inquérito foi redistribuído e agora está nas mãos do procurador da República Anselmo Henrique Lopes, do Núcleo de Combate à Corrupção. O prazo de apuração se expira no próximo mês, mas pode ser prorrogado até maio do ano que vem. 
As viagens para o exterior feitas pelo comandante da Marinha, ‘em tese, desnecessárias e em número excessivo’ —, também serão apuradas. Só em 2012 foram 64 dias fora do país. 
A última investigação é sobre a nomeação de um capitão-de-mar-e-guerra, que seria primo de sua mulher, para servir na Organização Marítima Internacional (IMO), sediada em Londres. Esse mesmo oficial deixou de ser promovido algumas vezes porque a Comissão de Promoção de Oficiais (CPO) o considerara inabilitado para comandar navios ou organizações militares, segundo fontes da Marinha.

Foto do Almirante Júlio Soares de Moura (fonte: Jornal O DIA 13/04/2014).


Abaixo temos a imagem do inquérito da portaria ICP 256/2013 que deu inicío invesigação (fonte: Jornal O DIA 13/04/2014)
Fonte: http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-04-13/mpf-apura-denuncia-que-ligaria-militar-a-compra-irregular-de-submarinos.html acessado em 13/04/2014.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Imóveis residenciais tiveram aumento médio de 155% nos últimos 5 anos no Brasil. Risco de Bolha Inflacionária.

Segundo o Banco Central os imóveis residenciais tiveram valorização média de 155% nos últimos cinco anos no Brasil.
A forte valorização (ou especulação) nos preços dos imóveis no Brasil gerou o temor de uma possível bolha imobiliária. Segundo especialistas as taxas estão corroendo o lucro de revenda dos imóveis.
Dados do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) divulgados na terça-feira (08/04/2014) mostraram que as vendas de imóveis novos na capital paulista caíram quase 50% na comparação aos números de fevereiro de 2013. 
Esses fatores influem diretamente no custo-benefício da decisão. Antes de comprar a tão sonhada casa própria, muitos especialistas financeiros questionam se 2014 é uma época para fechar negócio ou se é melhor esperar uma mudança de mercado.
Surge a dúvida: este é momento de comprar a casa própria? ou, seria melhor esperar os preços baixarem? 
Observou-se que imóvel de alto padrão encalha fazendo com que muitos vendedores admitem baixar o preço. 
Paralelamente cresce número de construtoras que fecham as portas, aumentando o risco de uma bolha inflacionária no Brasil.
O preço do metro quadrado anunciado para venda no Brasil cresceu 13,7% em 2013, segundo o índice FipeZap. No mês de março de 2014, a valorização já é menor que a inflação oficial: 0,64% em relação a fevereiro, contra 0,84% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mesmo mês.
Enquanto isso, o volume de financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) continua em expansão. Subiu 32% em relação a 2012, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) – totalizando R$ 109,2 bilhões.

Nota importante:
Com os juros atuais ao comprar um imóvel você vai pagar três ao mesmo tempo.
Realmente, tem de fazer muita conta e avaliar se esse é o momento de fazer um financiamento. Caso a decisão seja comprar, prefira um financiamento de no "máximo dez anos”.
O mais importante é se planejar para conseguir dar uma boa entrada para financiar o mínimo possível, independentemente dos preços. Muitos recém-casados cometem o erro de comprar sem planejamento e caem na armadilha de financiar pelo prazo máximo. Se você conseguir juntar de 30% a 40% do valor do imóvel, poderá igualar o valor da parcela ao do aluguel”.
Se você ainda não consegue juntar dinheiro e tem condições de esperar, vale a pena esperar para ter melhor condição até 2017. Se paga aluguel, é preciso ver se o valor da prestação compensa”.
O financiamento deve ser estudado pois depende da situação financeira de cada cliente, ou seja, para aquisição de casa própria, é muito importante fazer uma avaliação geral da situação econômica de cada pessoa. Se os juros estão altos, tudo fica mais complicado [a taxa Selic atual está em 10,75% ao ano]. Ao financiar um imóvel, a pessoa terá que pagar a taxa pactuada até o fim do prazo, que pode chegar a 30 anos. 

Fonte: http://economia.ig.com.br/financas/casapropria/2014-04-10/comprar-a-casa-propria-em-2014-e-bom-negocio-especialistas-respondem.html acessado em 10/04/2014.

sábado, 22 de março de 2014

Crescimento do PIB no Chile em 2013 foi de 4,1%, de 5,4% em 2012 e 5,8% em 2011

O Produto Interno Bruto do Chile (PIB) alcançou um crescimento de 4,1% em 2013.  
O valor de 4,1% de 2013 foi inferior ao crescimento de 5,4% observado em 2012 e dos 5,8% de 2011, de acordo com os números revisados do Banco Central do Chile.
O resultado foi impulsionado pela mineração e pela demanda interna, conforme divulgado no decorrer desta semana.
No ano de 2013, o crescimento do PIB foi liderado pela atividade de mineração, enquanto o comércio e os serviços empresariais também contribuíram de forma relevante.
Segundo o Banco Central do Chile, no ano passado "todos os setores econômicos registraram variações positivas, salvo a pesca, que exibiu uma contração".
Da perspectiva dos gastos, a expansão do PIB em 2013 foi impulsionada pela demanda interna, que cresceu 3,4% e, em menor medida, pelo comércio exterior.
Neste último ponto as exportações cresceram 4,3%, impulsionadas pelas exportações de cobre – do qual o Chile é seu principal produtor mundial – e pelas importações, que aumentaram 2,2%.
Para 2014, o Banco Central do Chile reduziu a projeção de crescimento, de uma estimativa entre 4% e 5% a outra entre 3,75% e 4,75%, "devido a um menor crescimento do consumo".

Fonte: http://geofisicabrasil.com/noticias/204-clipping/5979-pib-do-chile-cresce-4-1-em-2013.html acessado em 13/01/2014.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Quantos Senadores temos no Brasil? Como são eleitos?

Prezados. Atendendo a uma pergunta que me foi questionada, achei interessante postar aqui quantos Senadores tem no Brasil e como os mesmos são eleitos.
Primeiramente devo esclarecer que devem ser eleitos três Senadores por Unidade Federativa. O Brasil tem 27 Unidades Federativas (UF) e 26 Estados. Logo Estado e Unidade Federativa são conceitualmente diferentes. Neste caso o Distrito Federal é uma unidade Federativa, mesmo estando situado dentro do Estado de Goiás. 
Se o Brasil tem os 26 estados mais o Distrito Federal, resulta então num valor total de 27 Unidades Federativas. Então se multiplicarmos 27 x 3 = 81. Logo o Brasil deve ter um total de 81 Senadores.
O mandato de um Senador é de oito anos.
Agora porque é que ocorrem eleições para Senador a cada 4 anos se o mandato é de 8 anos?
Simples a resposta. Como tinha Estado com um ou dois Senadores, fez com que houvesse defasagem no quantitativo de três, fazendo que fossem criadas eleições antes de vencer o mandato de quem já estava eleito.
Assim temos eleições para 1 Senador num pleito e em outro 2 Senadores, dependendo do Estado. 
Desta forma, de quatro em quatro anos, temos eleições para votar também em Senadores.



quinta-feira, 13 de março de 2014

Assinado o contrato de estudos técnicos para viabilizar segunda maior ponte da América Latina que vai ligar Salvador à Ilha de Itaparica

Segundo o governo da Bahia a ponte terá 12 km de extensão e será a segunda maior da América Latina. O contrato para elaboração do projeto básico de engenharia da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica foi assinado na semana passada.
O consórcio vencedor da licitação é constituído pelas empresas brasileiras Enescil e Maia Melo e pela dinamarquesa Cowi, e deverão apresentar os estudos intermediários até outubro. Além dos estudos, o grupo ainda terá que desenvolver soluções que permitam a passagem de plataformas e navios para portos e estaleiros, bem como elaborar iniciativas que minimizem o impacto no tráfego de Salvador e aperfeiçoem o fluxo de veículos na Ilha de Itaparica.
O projeto do governo inclui ainda requalificação da Ponte do Funil, construção de uma ligação entre Santo Antônio de Jesus e Castro Alves, além da qualificação da infraestrutura viária regional. Em 2010, o investimento estimado para o empreendimento estava na ordem de R$ 7 bilhões, porém, atualmente, o consórcio está revendo o orçamento.
O empreendimento baiano será o maior do Brasil e do Hemisfério Sul. Como comparação, temos a ponte Rio-Niterói com 9 km de extensão sobre o mar e 24 metros de largura.
Esta nova ponte será maior e também mais larga, com 12 km de extensão sobre a baía e 36 metros de largura”. Caso seja construído de concreto, o vão central da ponte Salvador-Ilha de Itaparica será o maior do mundo.  Atualmente o maior vão tem 520 metros na Suécia.




De acordo com o governo da Bahia, o lançamento do edital para construção e concessão da ponte está previsto para o quarto trimestre de 2014 e após iniciadas as obras, estima-se a conclusão entre 48 e 60 meses, ou seja, por volta de 2018.

Fonte: http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/Transporte/assinado-contrato-para-estudos-da-segunda-maior-ponte-da-america-308441-1.aspx acessado em 12/03/2014.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Prefeito Eduardo Paes planejou a imagem negativa do Rio para atacar o Governo Federal e New York Times alertou no dia 28/02/2014

Reportagem do New York Times de 28/02/2014, divulgada jornal Brasil 247 no dia 03/03/2014 e pelo Jornal do Brasil no dia 07/03/2014, sobre a situação do Prefeito Eduardo Paes do Rio de Janeiro, esclarecem PARCIALMENTE a crise do Prefeito.

O prefeito teria dito que não recomenda a ninguém fazer dois grandes eventos, como a Copa e as Olimpíadas, ao mesmo tempo, sobretudo quando a cidade ainda vive as turbulências das manifestações.

O governo Federal está investindo há vários anos bilhões em recursos em todo o Brasil para a Copa e as Olimpíadas, e grande parte desse investimento foi para o Rio de Janeiro.

Neste sentido a confusão com os garis foi planejada por ele para chamar a atenção e atingir o Governo Federal, e em pleno carnaval ele tentou chamar a atenção do Lixo, desmoralizando a cidade e o Brasil.

Essa imagem do Rio levada por milhares de turistas não será esquecida tão cedo e com certeza quase nenhum voltará para a Copa ou para as Olimpíadas.

Pior é constatar-se que foi planejada, foi política, tentando jogar o povo contra os garis. Mas o tiro saiu pela culatra.

A reportagem do jornal The New York Times fala dos acessos de ira do Prefeito Eduardo Paes, que estaria sob forte estresse em razão da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Suas vítimas são assessores, políticos e até o cidadão (o caso do lixo).

Segundo a reportagem, o Prefeito Eduardo Paes já teria jogado um cinzeiro em um dos seus assessores, chamado uma vereadora de vagabunda em seu gabinete, além do caso que ganhou repercussão, quando o prefeito deu um soco em um rapaz dentro de um restaurante japonês.

De acordo com a reportagem, Paes tem evitado dar declarações e não falou durante os desfiles da Série A, na Sapucaí. 

Nem na celebração do aniversário da cidade, sábado (1/3) no Centro, que contou com a presença do cardeal Orani João Tempesta, Eduardo Paes não participou.

O NYT destaca os atrasos na construção dos estádios e aeroportos, os problemas no transporte, as remoções de moradores, além dos protestos que evidenciam a insatisfação da população.

Ainda segundo o IG, publicada em 24/08/2013, articulações do PMDB para lançar Eduardo Paes como candidato ao Governo do Rio de Janeiro é uma possibilidade, pois teria mais chances de vitória do que Luiz Fernando Pezão, e seria um páreo duro com Lindberg Farias do PT.

Foto do Prefeito Eduardo Paes (fonte: Agência Brasil)

Assim o lixo foi uma sujeira bem arquitetada, mas que não enganou o povo e nem a imprensa e disse que demitira sumariamente os garis que não fossem trabalhar, tentando se redimir de seus próprios pecados.
A imagem do Jornal:




Fontes: 
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2013-08-24/petistas-temem-possivel-candidatura-de-eduardo-paes-no-rio.html acessado em 24/08/2013.

http://www.brasil247.com/+e49gf acessado em 03/03/2014

https://www.facebook.com/Brasil247 acessado em 07/03/2014

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2014/03/02/new-york-times-tensao-faz-paes-lancar-cinzeiro-em-assessor-e-xingar-vereadora/ acessado em 07/03/2014.

Posse de Antonio Jorge de Lima Gomes na cadeira 8 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Ocorreu no dia 23 de Março de 2024, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) em Belo Horizonte, a posse de Antoni...