Segundo o governo da Bahia a
ponte terá 12 km de extensão e será a segunda maior da América Latina. O
contrato para elaboração do projeto básico de engenharia da Ponte Salvador-Ilha
de Itaparica foi assinado na semana passada.
O consórcio vencedor da licitação
é constituído pelas empresas brasileiras Enescil e Maia Melo e pela
dinamarquesa Cowi, e deverão apresentar os estudos intermediários até outubro. Além
dos estudos, o grupo ainda terá que desenvolver soluções que permitam a
passagem de plataformas e navios para portos e estaleiros, bem como elaborar
iniciativas que minimizem o impacto no tráfego de Salvador e aperfeiçoem o
fluxo de veículos na Ilha de Itaparica.
O projeto do governo inclui ainda
requalificação da Ponte do Funil, construção de uma ligação entre Santo Antônio
de Jesus e Castro Alves, além da qualificação da infraestrutura viária
regional. Em 2010, o investimento estimado para o empreendimento estava na
ordem de R$ 7 bilhões, porém, atualmente, o consórcio está revendo o orçamento.
O empreendimento baiano será o
maior do Brasil e do Hemisfério Sul. Como comparação, temos a ponte Rio-Niterói
com 9 km de extensão sobre o mar e 24 metros de largura.
Esta nova ponte será maior e também
mais larga, com 12 km de extensão sobre a baía e 36 metros de largura”. Caso
seja construído de concreto, o vão central da ponte Salvador-Ilha de Itaparica
será o maior do mundo. Atualmente o
maior vão tem 520 metros na Suécia.
De acordo com o governo da Bahia,
o lançamento do edital para construção e concessão da ponte está previsto para
o quarto trimestre de 2014 e após iniciadas as obras, estima-se a conclusão
entre 48 e 60 meses, ou seja, por volta de 2018.
Fonte: http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/Transporte/assinado-contrato-para-estudos-da-segunda-maior-ponte-da-america-308441-1.aspx acessado em 12/03/2014.
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