quinta-feira, 13 de março de 2014

Assinado o contrato de estudos técnicos para viabilizar segunda maior ponte da América Latina que vai ligar Salvador à Ilha de Itaparica

Segundo o governo da Bahia a ponte terá 12 km de extensão e será a segunda maior da América Latina. O contrato para elaboração do projeto básico de engenharia da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica foi assinado na semana passada.
O consórcio vencedor da licitação é constituído pelas empresas brasileiras Enescil e Maia Melo e pela dinamarquesa Cowi, e deverão apresentar os estudos intermediários até outubro. Além dos estudos, o grupo ainda terá que desenvolver soluções que permitam a passagem de plataformas e navios para portos e estaleiros, bem como elaborar iniciativas que minimizem o impacto no tráfego de Salvador e aperfeiçoem o fluxo de veículos na Ilha de Itaparica.
O projeto do governo inclui ainda requalificação da Ponte do Funil, construção de uma ligação entre Santo Antônio de Jesus e Castro Alves, além da qualificação da infraestrutura viária regional. Em 2010, o investimento estimado para o empreendimento estava na ordem de R$ 7 bilhões, porém, atualmente, o consórcio está revendo o orçamento.
O empreendimento baiano será o maior do Brasil e do Hemisfério Sul. Como comparação, temos a ponte Rio-Niterói com 9 km de extensão sobre o mar e 24 metros de largura.
Esta nova ponte será maior e também mais larga, com 12 km de extensão sobre a baía e 36 metros de largura”. Caso seja construído de concreto, o vão central da ponte Salvador-Ilha de Itaparica será o maior do mundo.  Atualmente o maior vão tem 520 metros na Suécia.




De acordo com o governo da Bahia, o lançamento do edital para construção e concessão da ponte está previsto para o quarto trimestre de 2014 e após iniciadas as obras, estima-se a conclusão entre 48 e 60 meses, ou seja, por volta de 2018.

Fonte: http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/Transporte/assinado-contrato-para-estudos-da-segunda-maior-ponte-da-america-308441-1.aspx acessado em 12/03/2014.

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