Sete empresas brasileiras de
aviação estão fechando com prejuízo pelo terceiro ano
consecutivo. As únicas companhias que tiveram lucro foram a Azul e a Total.
As companhias aéreas sofreram com
alta do dólar e do preço do combustível nos últimos anos. Cerca de 60% dos custos
são atrelados ao dólar, mas a maior parte da receita é em real.
O dólar saltou de 2,04 reais em
2012 para 2,35 reais em 2013, alta de 15% que pesou no bolso das empresas.
A Gol encerrou 2013 com prejuízo
de 802 milhões de reais (considerando a operação da Webjet), mas conseguiu
reduzir as perdas pela metade na comparação com 2012.
A TAM viu seu prejuízo aumentar
de 1,315 bilhão de reais para 1,653 bilhão de reais.
As sete companhias aéreas
brasileiras totalizaram prejuízos de 2,4 bilhões de reais em 2013, segundo
informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgadas na
segunda-feira no Anuário do Transporte Aéreo 2013. Mas as perdas do setor foram
30% menores que as registradas em 2012, refletindo principalmente a redução do
prejuízo da Gol.
A projeção do mercado é que o
dólar encerre o ano cotado a 2,40 reais, de acordo com o último boletim Focus,
do Banco Central. "O cenário não é bom".
A empresa Azul obteve lucro líquido de
63 milhões de reais (considerando a integração da Trip, adquirida pela empresa
em 2012). O prejuízo do ano passado é um reflexo da crise pela qual o setor
aéreo brasileiro passa desde o fim de 2011.
"Os custos das companhias aéreas explodiram e comprometeram o resultado financeiro", explica o presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz.
"Os custos das companhias aéreas explodiram e comprometeram o resultado financeiro", explica o presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz.
As empresas não conseguiram
repassar a alta de custo aos passageiros e amargaram prejuízos bilionários a
partir de 2011. O setor terá desafios para voltar ao lucro.
O setor aéreo brasileiro dava
lucro antes disso, com ganhos de 1,54 bilhão de reais em 2009 e 718 milhões de
reais em 2010.
Dados da Anac apontam que a
demanda por passagens em 2014 subiu 5,67% no acumulado dos oito primeiros meses
ano ante igual período de 2013.
Fonte: Estadão e Veja. Link: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/aereas-brasileiras-encerraram-terceiro-ano-no-vermelho em 02/11/2014.
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