domingo, 27 de janeiro de 2013

Incêndio na Boate Kiss em Santa Maria (RS) resultou em pelo menos 245 mortes, a maioria originada por intoxicação (asfixia), falta de saídas de emergência e de treinamento contra incêndios

A maioria dos presentes nesta festa eram estudantes da Universidade Federal de Santa Maria.
Taynne Vendrúsculo, estudante que estava na boate Kiss em Santa Maria na madrugada deste domingo 27/01/2013, afirmou ter visto o vocalista da banda que se apresentava no local utilizando efeitos pirotécnicos durante o show, o que resultou na morte de pelo menos de 245 pessoas.
Taynne, assim como as irmãs Aline e Luana Santos Silva, disse que estava próxima da saída quando o incêndio começou.
"Foi durante uma música em que o cantor estava fazendo uma apresentação que tinha efeitos [pirotécnicos], porque provocou faíscas, alguma coisa que acreditamos que possa ter sido isso que causou [o incêndio]. Foi muito rápido. Ele estava cantando e, quando a gente viu, ele parou de cantar e aí a gente olhou e prestou atenção no que estava acontecendo e tinha o fogo no teto", contou à GloboNews.
Analisando à distância, com base nas imagens dos canais de televisão e na internet, verifica-se que nesta situação, a primeira coisa que chama a atenção é a falta de saídas de emergência.
Centenas de pessoas pessoas estavam no local e tentaram sair, no entanto apenas as mesmas portas que permitiam a entrada, eram as mesmas de saída, logo a falta de saídas de emergência, foi uma das principais causas de tantas mortes.
Com tanto material inflamável, e num ambiente fechado, o resultados em poucos segundos é de muito material tóxico no ar, o que torna a respiração mortífera, causando morte por asfixia.
Aliado a isso ficou claro que a grande maioria dos funcionários não estavam capacitados, e também não sabiam como agir, amplificando a tragédia.
Como as mortes são irreversíveis, constata-se um fato similar ao do circo de Niterói no ano de 1961, e estes casos devem servir de exemplo técnico e social, para que se evitem, tantas mortes desnecessárias. Cabe à sociedade buscar medidas técnicas e sociais para evitar este tipo de tragédia.
O incêndio (Foto: Germano Roratto/Agência RBS)
 Antes do incêndio (Foto: Google Street View)
Fontes:
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/01/banda-utilizava-efeitos-pirotecnicos-diz-estudante-que-estava-em-boate.html
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/01/veja-foto-de-boate-no-rs-antes-e-depois-de-incendio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.

Posse de Antonio Jorge de Lima Gomes na cadeira 8 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Ocorreu no dia 23 de Março de 2024, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) em Belo Horizonte, a posse de Antoni...