domingo, 20 de janeiro de 2013

Dia de São Sebastião padroeiro da cidade maravilhosa: Rio de Janeiro

No dia 20 de Janeiro é Feriado Municipal na cidade do Rio de Janeiro em homenagem ao seu padroeiro São Sebastião.
A Baía de Guanabara, à margem da qual a cidade se organizou, foi descoberta pelo explorador português Gaspar de Lemos em 1 de janeiro de 1502.
A cidade do Rio de Janeiro foi a capital do Brasil de 1763 a 1960 quando o governo transferiu-se para Brasília. Atualmente é a segunda maior cidade do país, depois de São Paulo. 
Embora se afirme que o nome "Rio de Janeiro" tenha sido escolhido em virtude de os portugueses acreditarem tratar-se a baía da foz de um rio, na verdade, à época, não havia qualquer distinção de nomenclatura entre rios, sacos e baías - motivo pelo qual foi o corpo d'água corretamente designado como rio.
Os franceses, que se aliaram aos tupinambás, estabeleceram-se na região em 1555 mas foram expulsos pelos portugueses em 1567. Apresentamos a seguir  um mapa da cidade de 1555.
Mapa da Baía de Guanabara em 1555 (fonte: http://pt.wikipedia.org).

Entre 1808 e 1815, foi capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, como era oficialmente designado Portugal na época. Entre 1815 e abril de 1821, sediou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, após elevação do Brasil à parte integrante do reino unido supracitado.
Entre 1872 e 1890, sua população duplicou, passando de 274 mil para 522 mil habitantes.
Após a Independência (1822) a cidade tornou-se a capital do Império do Brasil, enquanto a província enriquecia com a agricultura canavieira da região de Campos, principalmente com o novo cultivo do café no Vale do Rio Paraíba.
De modo a separar a província da capital do Império, a cidade foi convertida, no ano de 1834, em Município Neutro, passando a província do Rio de Janeiro a ter Niterói como capital até a fusão em 1975.
Após a transferência da Capital Federal para Brasília em 1960, o Rio foi transformado numa cidade-estado com o nome de Guanabara.
Em 15 de março de 1975 ocorreu a fusão com o antigo estado do Rio de Janeiro e, em 23 de julho, foi promulgada a Constituição do Rio de Janeiro. Abaixo uma imagem recente da cidade maravilhosa.
Panorama da cidade do Rio de Janeiro com destaque para as montanhas do Corcovado (esquerda), Pão de açúcar (centro, ao fundo) e Dois Irmãos (direita).

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro_%28cidade%29 em 20 de janeiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.

Posse de Antonio Jorge de Lima Gomes na cadeira 8 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Ocorreu no dia 23 de Março de 2024, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) em Belo Horizonte, a posse de Antoni...