sábado, 5 de janeiro de 2013

Inaugurada Cidade das Artes na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro

A Cidade das Artes (antiga Cidade da Música), espaço cultural na Barra da Tijuca, localizada na zona Oeste do Rio de Janeiro foi inaugurada ante-ontem no dia 03/01/2013.
As principais instalações da Cidade das Artes se organizam entre duas grandes lajes de 90 m de largura por 200 m de comprimento - a da esplanada, elevada a 10 m de altura, e a da cobertura, a 30 m.
A arquitetura do empreendimento privilegia estruturas curvas, esbeltas e com grandes vãos, que exigiram um projeto estrutural complexo.
O edifício abriga uma Grande Sala, para receber concertos sinfônicos e de ópera, salas para música popular, camarins, salas de ensaio e de aulas, midiateca, espaço para armazenamento de instrumentos, escritório administrativo, cinemas, restaurante, cafés e lojas.
Polêmica, a construção do empreendimento de 68 mil m² projetado pelo francês Christian de Portzamparc começou em 2004 e foi marcada por paralisações. A Fundação Rioarte é a gestora do espaço.
A inauguração da Cidade das Artes acontece em sistema soft opening, com a apresentação do espetáculo Rock in Rio - O Musical. Dessa forma, a produção do espetáculo ocupa o espaço e, em troca, implementa a logística necessária ao seu funcionamento. 


Na área externa, um parque com espelho d'água e vegetação local deverão ocupar o restante do terreno.
Do térreo partem pilares-parede de concreto, com linhas curvas e inclinadas, como velas de barcos, que formam pilotis e fecham, no nível superior, os blocos independentes que abrigam os ambientes do complexo. Para vencer os vãos, que chegam a 35 m, as lajes da esplanada e da cobertura são formadas por grelhas com vigas protendidas de até 1,7 m de altura.
Sob a responsabilidade do consórcio formado por Andrade Gutierrez, Carioca Christiani-Nielsen e Telem, as obras da Cidade das Artes começaram em julho de 2004, mas foram interrompidas em 2005 para que o governo municipal concentrasse esforços nas obras para os Jogos Pan-americanos, e em 2009, quando o novo prefeito do Rio, Eduardo Paes, decidiu investigar os custos da construção. A execução foi concluída em 2012.
Fonte: http://www.piniweb.com.br//construcao/tecnologia-materiais/com-estruturas-curvas-esbeltas-e-grandes-vaos-cidade-das-artes-275970-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.

Posse de Antonio Jorge de Lima Gomes na cadeira 8 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Ocorreu no dia 23 de Março de 2024, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) em Belo Horizonte, a posse de Antoni...