terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Empreiteira brasileira vai construir porto em Cuba e gerar 8 mil empregos

A presidenta Dilma Rousseff visitará hoje à tarde o canteiro de obras da construtora Norberto Odebrecht, distante cerca de 50 quilômetros da capital cubana. Dilma chegou a Havana ontem no fim da tarde. Foi recebida pelo chanceler cubano Bruno Rodrigues Parillas e seguiu direto para o hotel, onde fica hospedada até amanhã, quando segue para o Haiti.
A construção do porto de Mariel por uma construtora brasileira deve gerar aproximadamente 8.000 empregos diretos e indiretos em Cuba. O porto de Mariel será um terminal internacional de contêineres e serão investidos, em quatro anos, aproximadamente US$ 957 milhões - US$ 682 milhões financiados pelo governo brasileiro e o restante pelo governo cubano. As obras foram iniciadas no primeiro trimestre de 2010.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Causas do desabamento de Prédio no centro do Rio de Janeiro

Com certeza este desabamento não foi explosão de gás. A queda foi toda na vertical. Não houve espalhamento de materiais.
Tudo leva a crer que foi originado por um problema estrutural.
Este caso é bem diferente do que aconteceu com o prédio de 38 andares de Belém no ano passado, onde logo após o desabamento, identifiquei (mesmo de longe) que foi erro de cálculo e não estava prevista a carga vento correta. Uma forte ventania desestabilizou e derrubou o edifício.
Neste caso, no Rio de Janeiro, por ser um prédio antigo tenho apenas duas hipóteses para este desabamento.
A primeira hipótese é que o desabamento pode ter sido originado por excesso de carga concentrada em um único local da lage e levando ao rompimento de vigas e pilares. Mas se isso aconteceu teria que ser muito entulho e o prédio estaria rangendo há alguns dias. Haveriam avisos sonoros da estrutura antes de romper. Nenhuma estrutura rompe imediatamente sem avisar.
A segunda hipótese é de mudanças no lençol freático nas fundações, provocadas por obras na época da construção do Metrô, de reparos nas fundações das estacas do prédio do Teatro Municipal ou rebaixamento de lençol em prédios vizinhos. Estas mudanças são muito lentas e imperceptíveis pela estruturas superiores. Estas mudanças no lençol freático causam recalques lentos, que no decorrer do tempo levam o prédio a inclinar (lembrem da Torre de Pizza na Itália). Como estava colado com dois prédios menores, estes estavam suportando esta carga em excesso como uma estaca, assim ninguém sabia do problema, até atingir o limite máximo de sustentação. Assim o desabamento foi em cascata dos três prédios envolvidos e instantâneo.
Confesso, que a segunda hipótese é a que acho mais consistente.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Transição nas Engenharias da UFVJM ocorrem de 25 a 27 de janeiro de 2012

Para todos os que se formaram no Bacharelado da UFVJM, em todos os campi, lembramos que o período de inscrição para transição das Engenharias ocorre de 25 a 27 de janeiro de 2012.
Devem ser escolhidas as opções por preferência pessoal. A quantidade é de 40 vagas para cada uma das Engenharias, totalizando 240 vagas no total das seis áreas disponíveis. Destas, 120 vagas em Diamantina e 120 vagas em Teófilo Otoni.
Adiantamos que o período de pré-matrícula será realizado de 06 a 12 de fevereiro de 2012.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Maria das Graças Foster a primeira mulher Presidenta da Petrobrás

Maria das Graças Foster, atual diretora de Gás e Energia da empresa, será a primeira Presidenta da Petrobrás e já viu seu nome sob os holofotes da mídia no final de 2010, quando começou a ser cotada a um cargo de relevância no Planalto para o início do governo de Dilma Rousseff.
Muitos acreditavam que ela estaria no time da presidenta brasileira e apontavam semelhanças entre as duas. São duronas e sérias, diziam. Mas, ao mesmo tempo, naquela época, também era considerada provável sucessora de Gabrielli no comando da Petrobras.
Ela deve assumir o novo cargo na primeira quinzena de Fevereiro.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Mudanças na Presidência da Petrobras

A imprensa em geral publicou hoje que José Sérgio Gabrielli deve deixar a Presidência da Petrobrás. A troca deve ser realizada em fevereiro e poderá ser substituído no cargo pela atual Diretora de Gás e Energia da empresa, Maria das Graças Foster. 
Ele pretende seguir carreira política no Estado da Bahia, onde é membro do PT, e poderá sair concorrendo para o Senado ou até mesmo para o governo da Bahia em 2014.  Ele pode ainda ganhar uma secretaria do governo Wagner.
A notícia pegou de surpresa autoridades do governo e executivos da própria Petrobras, que disseram não ter informações sobre o assunto.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Formatura da 1ª. Turma do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFVJM em Teófilo Otoni

Hoje 20 de janeiro de 2012 é um dia histórico em Teófilo Otoni. Às 17 horas está se formando a primeira turma do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFVJM no Campus do Mucuri.
Esta turma iniciou seus estudos no primeiro semestre de 2009 e a maioria deverá optar por um dos seis Cursos de Engenharia da própria instituição.
O Bacharelado é um Curso Superior com três anos de duração, sendo também o primeiro Ciclo das Engenharias, que poderá ser completado com o segundo Ciclo em mais dois anos de estudos após concluído o Bacharelado.
Ao concluir o Bacharelado o aluno pode ingressar no Mercado de Trabalho, nas áreas de Ciências e Tecnologia, pós-graduação, Mestrado, Doutorado, ou ainda, ingressar em um curso de Engenharia da própria UFVJM ou em outra instituição, desde que esta tenha o mesmo modelo educacional do Bacharelado, similar ao da UFVJM e que tenha três anos de duração.
Parabéns a todos os formandos.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

MEC anuncia que UFVJM foi a mais procurada para ingresso à Universidade Pública

Em todo brasil 51 Universidades e Institutos Federais de Educação aderiram ao sistema em que a seleção para ingresso de novos alunos é feita com base na nota obtida no ENEM pelo candidato.
O Ministério da Educação divulgou a relação das instituições públicas federais mais procuradas pelo sistema de seleção unificada. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com campus em Diamantina e Teófilo Otoni, foi a mais procurada pelos candidatos.
Segundo o Mec em 2010 a UFVJM foi a mais procurada com 18.636 inscritos concorrendo a 1.010 vagas distribuídas entre os 23 cursos da UFVJM.
Para o primeiro semestre de  2012 no Bacharelado de Ciência e Tecnologia se inscreveram 1795 candidatos para um total de 240 vagas, 120 em Diamantina e outras 120 em Teófilo Otoni.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Projeto do estaleiro no Município de Coruripe

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Alagoas espera que no dia 2 de fevereiro – Dia de Iemanjá – o projeto do estaleiro no Município de Coruripe dê mais um passo e avance para a fase da construção.
Está marcada uma reunião dia 2 de fevereiro  entre o governo do Estado e o empresário German Efromovich, com a diretoria do Ibama, em Brasília.
Nesse dia, deverá ser entregue à instituição o Estudo de Impacto Ambiental, pré-requisito para a concessão da licença prévia, que autoriza o início dos trabalhos na área.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

OGX encontrou reservatório com gás a 122 km do Rio de Janeiro

Quando perfurava um poço pioneiro no bloco BM-S-57 a uma distância de 122 quilômetros da costa do Rio de Janeiro foi encontrado um reservatório. A OGX já tinha perfurado a uma profundidade de 6.150 metros abaixo do leito marinho quando o pessoal da sonda "Ocean Quest" da empresa Brasdril detectou a ocorrência de um kick.
Isso significa que a pressão que vem do reservatório é maior que a suportada pela lama e outros fluidos usados durante perfuração.
No poço foi detectada a presença de gás. O objetivo da empresa é perfurar até que o poço, que recebeu o nome informal de Fortaleza, tenha 6.500 metros de extensão.

Interesse de 400 mil estrangeiros para trabalhar no Brasil

O crescimento econômico do Brasil com os investimentos da Copa de 2014, Olimpíadas de 2016 e o petróleo do pré-sal, associados às crises na Europa e nos Estados Unidos, transformaram o Brasil em uma espécie de porto promissor. Milhares de estrangeiros querem vir para o Brasil.
Segundo levantamento de recrutamento da empresa on-line Monster, ao longo de 2011, cerca de 80 mil estrangeiros cadastraram currículo no site da empresa interessados em encontrar uma vaga no Brasil. No total, 400 mil estão de olho nas oportunidades brasileiras. A empresa Monster  criada em 1997 nos Estados Unidos, com atuação em mais de 50 países, instalou-se em São Paulo no ano de 2010, por conta do bom momento econômico que o Brasil está vivendo.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Alto do Mucuri acaba de ganhar a sua Área de Proteção Ambiental

A nova APA vai beneficiar os municípios de Teófilo Otoni, Caraí, Catuji, Itaipé, Ladainha, Novo Cruzeiro, Malacacheta, Poté e diversas regiões do entorno do Alto Mucuri, que contarão a partir de agora com uma unidade de conservação de uso sustentável.
Esta APA abrange uma área de 325 mil hectares e perímetro de 426 mil metros. Foi criada por meio de decreto assinado no dia 31 de Dezembro 2011.
Visa garantir a produção e a recuperação da qualidade das águas da região, proteção dos solos, da fauna e da flora, recuperação das áreas degradadas e conectividade entre os fragmentos florestais.
Ao mesmo tempo, a APA busca promover atividades econômicas compatíveis com a qualidade ambiental desejável para a região do Mucuri.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O mito da Sexta-Feira 13

Toda sexta-feira 13 tem uma reação da mídia lembrando às pessoas que este é um dia de azar.
Tudo para vender bugigangas, filmes, livros de ficção e rechear a imaginação dos vulneráveis seres humanos.
Algumas pessoas evitam de cruzar com gato preto, outros não querem passar debaixo de uma escada, outros morreriam de medo se deixarem quebrar um espelho.
Ledo engano. Tudo não passa de mero mito e superstição, que foi adquirida com o passar do tempo por nossa influenciável cultura.
É uma lenda importada da mesma forma que Halloween o dia das bruxas. Não tem nada a ver com a nossa cultura luso-brasileira, índigena ou Afro-Brasileira. Imposição caótica da mídia sensacionalista.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Um ano da tragédia da Região Serrana do Rio de Janeiro

Hoje faz um ano da tragédia da região serrana. A urbanização da Região Serrana do Rio de Janeiro tem que ser repensada.
As mesmas áreas afetadas na Região Serrana poderão sofrer com eventuais episódios de corridas de blocos e de deslizamentos de terra, com pequenas chuvas intensas.
É apenas uma questão de tempo. As autoridades sabem disso e empurram com o famoso jeitinho brasileiro de promessas nas futuras campanhas eleitorais.  Você vota em mim e eu prometo fazer.
Resumidamente, o que vimos hoje, exatamente um ano depois da tragédia, é o abandono total dos 3 poderes públicos. O Federal que libera dinheiro e acha que cumpriu a parte dele (eu tô pagando!!!) não fiscalizando e investigando in loco a realidade. Depois diz que vai liberar o FGTS dos atingidos até seis mil reais. Parece piada!!! Onde está o lado social.
O Estadual que diz que a situação é local e repassa ao Municipal que sem uma estrutura técnica, política e financeira, fica enlameado de afazeres que sua estrutura local não consegue fazer sozinha. Levará dezenas de anos e não vai conseguir.
A situação é trágica. A urbanização da região serrana terá que ser repensada.
O problema maior, é que a mesma morfologia e condições de solo e clima ocorrem em diversas regiões de Minas Gerais.
Precisamos repensar Teófilo Otoni.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Somente a Educação vai transformar o Brasil

Nos últimos anos tenho dito que sou a favor da interiorização da Educação no País, em todos os níveis. Não vejo transformação social sem ser este o caminho.
As populações de um modo geral, principalmente as interioranas, têm sido utilizadas de maneira vergonhosa como manipulação política ou no jogo do interesse do poder econômico.
O desconhecimento dos direitos, sonegado socialmente, os faz ser chamados regionalmente de Curral Eleitoral. Alguns políticos os tratam como seres manipuláveis, num jogo, onde os interesses pessoais atropelam a educação, saúde e a segurança. E vendem-se votos, estes comprados na promessa de fazer valer os direitos que não são cumpridos.
Neste contexto, somente a educação nos servirá de espelho e de conscientização para a efetivação das reformas sociais que emergem neste nosso País.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A irresponsabilidade na construção da BR-356

A tragédia da localidade de Três Vendas inundada mais uma vez pela água do Rio Muriaé, resultado da construção de uma estrada (BR-356) para servir de Barragem no caso do aumento do nível do Rio Muriaé, mostra a enganação à população e a total irresponsabilidade técnico-política do Brasil.
Cabe uma pergunta? É uma estrada ou uma barragem?
O CREA concordou com isto?
Quem assinou este projeto?
Não seria hora da população buscar responsáveis e culpados?
Porque não colocaram manilhas ou dutos para drenagem?
Por que não foram realizados estudos para não se destruir a estrada com qualquer chuva mais forte?
Quem está levando vantagem com esta constante e inacabada obra de recuperação?
A outra vergonha nacional é que essa obra foi refeita (essa barragem ou estrada) há menos de três anos.
Na verdade já existiram outras tragédias no local, mas a pequena comunidade não tem como lutar sozinha contra a falta de Ética da Engenharia, sustentabilidade e cidadania.
O que vocês acham? A culpa é somente da enchente? Quem são os responsáveis por isto?




domingo, 8 de janeiro de 2012

O que é um segundo?

A partir de 1997, um segundo é a duração de 9 192 631 770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133.
Anteriormente o segundo era entendido como 1/86400 de um dia solar médio (ou 1/3600 de uma hora, ou ainda 1/60 de um minuto), sendo assim definido em relação às dimensões e a rotação da Terra.
Entendeu-se que a rotação terrestre era demasiadamente imprecisa e por isso se optou por usar uma fração da revolução da Terra em torno do Sol, definindo-se (em 1954 e ratificado em 1960 pela 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas) o segundo como 1/31 556 925,9747 do tempo que levou a Terra a girar em torno do Sol a partir das 12 horas do dia 4 de janeiro de 1900.
Com o desenvolvimento de relógios atómicos, tornou-se mais fácil medir a duração da transição entre dois níveis de energia de um átomo.
Isto tornou possível medir o tempo com maior precisão, resultando na nova definição de segundo.



Um dia tem 24 horas?

No dia 03 de janeiro de 2012 participei de um debate na Rádio Roquete Pinto do Rio de Janeiro, onde discutimos um artigo de Leonardo Boff onde este dizia que o tempo está passando mais rápido que antigamente.
Evidentemente que contestei e por ser um tema muito interessante tive que colocar o seguinte: Um dia para as pessoas comuns possui 24 horas, divididas em minutos e cada minuto 60 segundos. Este um segundo que a maioria das pessoas considera correto, na verdade corresponde a 1/60 da hora e não é verdadeiro é o dia inventado pelo homem.
Todos os relógios inventados pelo homem medem 24 horas. Logo, todos medem o tempo errado. Conclui-se que relógios inventados pelo homem medem o tempo errado e maior que o tempo verdadeiro da natureza terrestre, pois o dia não tem 24 horas é menor que isto.
Um dia real tem aproximadamente 23 horas 56 minutos e 4 segundos.
Logo, seu relógio sendo muito caro ou  barato está adiantado o tempo todo.

Posse de Antonio Jorge de Lima Gomes na cadeira 8 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Ocorreu no dia 23 de Março de 2024, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) em Belo Horizonte, a posse de Antoni...