Com extensão de 57 quilômetros, o Gotthard Base Tunnel
está sendo escavado nos Alpes Suíços, com o objetivo de facilitar o
transporte de carga e passageiros entre a Alemanha e a Itália.
A empresa responsável pela obra é a AlpTransit Gotthard AG, que
espera finalizar os trabalhos em dezembro de 2016.
A
estrutura é localizada a 2300 metros de profundidade da superfície.
Para facilitar o
processo, o túnel foi dividido em sete partes, cujas obras acontecem ao
mesmo tempo: Altdorf/Rynächt, Erstfeld, Amsteg, Sedrun, Faido , Bodio,
Biasca.
O Gotthard consiste em dois túneis paralelos, com 57 quilômetros de
extensão, que são ligados por passagens a cada 325 metros.
Também
existirão estações de emergência ao longo de todo o trajeto e sistemas
para controle de temperatura e ventilação.
As obras foram iniciadas em
1999, e em outubro de 2010, foram finalizadas as primeiras escavações do
tubo leste. No total, foram retirados 28,2 milhões de toneladas de
rocha escavada. Vale lembrar que todo o material retirado na escavação
vem sendo reaproveitado na própria obra.
O processo de construção é feito praticamente em conjunto com as
escavações. Assim que as rochas são perfuradas pelas máquinas, os
operários iniciam a colocação de telas metálicas para evitar o
desmoronamento das paredes. O túnel também recebe grandes arcos de aço
intercalados em todo o trajeto.
Fonte: http://www.piniweb.com.br//construcao/infra-estrutura/obras-do-maior-tunel-ferroviario-do-mundo-avancam-nos-alpes-267744-1.asp
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