sábado, 3 de janeiro de 2015

Balões vão levar internet a áreas afastadas sem conexão e também fazer pesquisas científicas

Google acertou parceria com o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES) para turbinar o Projeto Loon, que usa balões para levar internet a áreas afastadas e sem conexão.
“O Google vai trabalhar com a CNES para conectar 4 bilhões de pessoas com balões lançados na atmosfera”, informou o centro espacial francês no dia 11/12/14.
A entidade francesa já trabalha com o uso de balões para fornecer conexão à internet. Tem o maior programa desse tipo depois da Agência Espacial Americana (Nasa). O centro conduz estudos desse tipo há 50 anos e reúne 60 cientistas dedicados a área.
O CNES colocar à disposição do Google seus equipamentos de pesquisa, além de conduzir a análise dos voos de teste dos balões. A companhia de internet norte-americana, por sua vez, irá ajudar o centro a estudar o buraco da camada de ozônio na Antártida.
“Os balões desenvolvidos em conjunto serão utilizados, com a ajuda do Google, para alcançar novas campanhas científicas em voos estratosféricos para estudar a atmosfera”, comunicou o CNES.

Imagem do Balão (fonte: G1)

O Google informou que alguns dos balões ficam mais tempo no ar do que o esperado. Chegam a flutuar por mais de cem dias.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/12/google-e-centro-espacial-frances-atuam-juntos-em-internet-baloes.html acessado em 03/01/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.

Posse de Antonio Jorge de Lima Gomes na cadeira 8 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Ocorreu no dia 23 de Março de 2024, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) em Belo Horizonte, a posse de Antoni...