domingo, 19 de agosto de 2012

Brasil pode duplicar reservas de petróleo segundo a agência ANP

A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, afirmou que o Brasil pode, "num futuro próximo", duplicar o volume de reservas de petróleo e gás comprovadas em seu terreno.
- Menos de 5% da nossa área sedimentar, de 7,5 milhões em quilômetros quadrados, são explorados pelo Brasil. Há enorme necessidade de expandirmos nossa área de exploração e produção - disse ela nesta quarta-feira no Senado.
Na manhã desta quarta-feira, a Comissão de Infraestrutura do Senado Federal avalia a recondução de Magda à diretoria da agência, cargo que ela já assumiu em 2008. Em março, ela foi levada pela presidente Dilma Rousseff para o posto de diretora-geral.
- No Brasil, as possibilidades exploratórias vão muito além do pré-sal. É preciso, antes de mais nada, perfurar - disse Magda.
Em seu depoimento aos senadores, a diretora-geral da ANP declarou que, se reconduzida, pretende ter como metas principais, aperfeiçoar os mecanismos de gestão da agência, trabalhar no desenvolvimento de sistemas de segurança operacional marítima e desenvolvimento da base tecnológica do país para desenvolver sistemas de refino.
- Com maior venda de derivados poderemos mitigar a necessidade crescente de importação de etanol e gasolina, que afetam negativamente nossa balança comercial - disse Magda.
Chambriard, afirmou ontem que a agência está preocupada com o ritmo de produção de petróleo no Brasil e disse que está pedindo às empresas que operam campos no país para atualizarem, até 30 de setembro, seus planos de desenvolvimento para os campos altamente produtores no Brasil.
Segundo ela, o óleo do pré-sal já representa 8% da produção brasileira, mas a maior parte ainda vem do pós-sal, principalmente da Bacia de Campos. No entanto, campos como Marlin, que já produziu 600 mil barris de petróleo por dia, hoje produz cerca de 200. Ela disse que o Brasil pode duplicar o volume de reservas de petróleo e gás comprovadas, "em um futuro próximo", se acelerar as pesquisas geológicas em seu território.
Fonte: http://www.geofisicabrasil.com/noticias/204-clipping/4095-brasil-pode-duplicar-reservas-de-petroleo-diz-anp-.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.

Posse de Antonio Jorge de Lima Gomes na cadeira 8 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Ocorreu no dia 23 de Março de 2024, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) em Belo Horizonte, a posse de Antoni...