segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Estaleiro de Coruripe em Alagoas não foi aprovado por questões ambientais

O Ibama analisa tecnicamente a viabilidade ambiental dos empreendimentos submetidos ao licenciamento ambiental federal.
A Assessoria de Comunicação do Ibama enviou à Redação a seguinte nota sobre o licenciamento do Eisa Alagoras: "Sobre matéria publicada no Portal Portos e Navios no dia 27/06/2012, intitulada "Deputados atacam decisão do Ibama sobre parecer do estaleiro Eisa Alagoas", o Ibama informa que não é contra nem a favor a instalação do estaleiro Eisa em Alagoras.
"Neste sentido, cabe esclarecer que não foi negada a construção do estaleiro; foi solicitada a reavaliação da alternativa locacional, com vistas à continuidade do processo de licenciamento. O estudo apresentado ao Ibama demonstrou que o local especificado não é adequado ambientalmente, fez menção a outras localidades onde o estaleiro poderia ser instalado, mas não trouxe as análises ambientais apropriadas de tais áreas."
Fonte: Jornal Gazeta de Alagoas e http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/industria-naval-e-offshore/17459-ibama-esclarece-negativa-de-licenciamento-ao-eisa-alagoas

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Aumentou o transporte de cargas de cabotagem na Costa Brasileira

Paulo Bertinetti presidente do Tecon Rio Grande, calcula que, de janeiro a agosto deste ano, a cabotagem respondeu pela movimentação de cerca de 20 mil contêineres no terminal, o que representa algo entre 10% e 15% da operação total neste período. “Nossa intenção é fazer com que a cabotagem cresça muito”, adianta o executivo, que participou do seminário Cabotagem: Uma Alternativa Logística, realizado na Fiergs.
Ele acrescenta que o complexo teria capacidade para dobrar a movimentação oriunda da cabotagem.
O dirigente informa que o arroz corresponde, atualmente, a 86% do total do volume das cargas transportadas dessa maneira e que passam pelo Tecon. Depois, seguem produtos como resinas, móveis, entre outros.
O diretor comercial do Tecon, Thierry Rios, reitera que o terminal está preparado, em termos de infraestrutura e de foco, para que esse incremento aconteça. Entretanto, ele lembra que o modal rodoviário é predominante no Brasil. “Então, leva algum tempo para desenvolver essa nova cultura”, aponta Rios.
Ainda envolvendo o segmento logístico, uma importante ferramenta para o aprimoramento do setor será apresentada ao público na próxima terça-feira, na Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O Projeto Sul Competitivo trata-se de um diagnóstico da infraestrutura logística dos três estados da região Sul do País. O diretor do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Ciergs), Ricardo Portella Nunes, explica que o levantamento colheu informações diretamente com as empresas. A partir desses dados, serão traçados cenários sobre as ações e os investimentos necessários para melhorar o processo logístico.
Fonte: Jornal do Commercio/RS e http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/navegacao/18515-cresce-o-transporte-de-cargas-pela-costa-brasileira

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Motivação Humana. Como é difícil entender os seres humanos

Para se compreender e entender melhor o comportamento humano é fundamental o conhecimento da motivação humana. Abaixo uma frase para reflexão.
Autor: Super Jorge Mucuri.

domingo, 19 de agosto de 2012

De acordo com a Justiça Eleitoral os candidatos INDEFERIDOS podem continuar em campanha até que o julgamento ocorra em última instância

Todos os candidatos indeferidos em Teófilo Otoni podem fazer suas campanhas e concorrer às eleições normalmente, até que a Justiça Eleitoral se manifeste de forma definitiva, em última instância. 
Pela Lei Eleitoral, os candidatos a prefeito que tiveram seus pedidos de registro de candidatura negados pela Justiça Eleitoral em primeira instância, e recorram dessa decisão podem fazer campanha e também disputar as eleições. 
De acordo com a Justiça Eleitoral, os candidatos podem continuar em campanha até que o julgamento ocorra em última instância. Ou seja, caso percam no TRE, os candidatos ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.
De acordo com a Justiça Eleitoral, aos olhos da Lei, todos são candidatos com os mesmos direitos e deveres, até que o último recurso seja julgado. Ou seja, por este entendimento aqueles que tiveram as candidaturas indeferidas podem fazer suas campanhas até que as instâncias superiores se manifestem sobre os recursos impetrados.
De acordo com a Justiça Eleitoral, enquanto o candidato estiver recorrendo às instâncias superiores, estará apto, na situação "indeferido com recurso", podendo, inclusive, realizar todos os atos de campanha, por exemplo, realizar comícios e propaganda eleitoral. Em caso das candidaturas forem barradas também no TRE (segunda instância), resta ainda aos candidatos entrarem com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, que será a última decisão.
Fonte:  http://www.diariodeteofilootoni.com.br/index.php?categoria=noticias&id_noticia=424

Brasil pode duplicar reservas de petróleo segundo a agência ANP

A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, afirmou que o Brasil pode, "num futuro próximo", duplicar o volume de reservas de petróleo e gás comprovadas em seu terreno.
- Menos de 5% da nossa área sedimentar, de 7,5 milhões em quilômetros quadrados, são explorados pelo Brasil. Há enorme necessidade de expandirmos nossa área de exploração e produção - disse ela nesta quarta-feira no Senado.
Na manhã desta quarta-feira, a Comissão de Infraestrutura do Senado Federal avalia a recondução de Magda à diretoria da agência, cargo que ela já assumiu em 2008. Em março, ela foi levada pela presidente Dilma Rousseff para o posto de diretora-geral.
- No Brasil, as possibilidades exploratórias vão muito além do pré-sal. É preciso, antes de mais nada, perfurar - disse Magda.
Em seu depoimento aos senadores, a diretora-geral da ANP declarou que, se reconduzida, pretende ter como metas principais, aperfeiçoar os mecanismos de gestão da agência, trabalhar no desenvolvimento de sistemas de segurança operacional marítima e desenvolvimento da base tecnológica do país para desenvolver sistemas de refino.
- Com maior venda de derivados poderemos mitigar a necessidade crescente de importação de etanol e gasolina, que afetam negativamente nossa balança comercial - disse Magda.
Chambriard, afirmou ontem que a agência está preocupada com o ritmo de produção de petróleo no Brasil e disse que está pedindo às empresas que operam campos no país para atualizarem, até 30 de setembro, seus planos de desenvolvimento para os campos altamente produtores no Brasil.
Segundo ela, o óleo do pré-sal já representa 8% da produção brasileira, mas a maior parte ainda vem do pós-sal, principalmente da Bacia de Campos. No entanto, campos como Marlin, que já produziu 600 mil barris de petróleo por dia, hoje produz cerca de 200. Ela disse que o Brasil pode duplicar o volume de reservas de petróleo e gás comprovadas, "em um futuro próximo", se acelerar as pesquisas geológicas em seu território.
Fonte: http://www.geofisicabrasil.com/noticias/204-clipping/4095-brasil-pode-duplicar-reservas-de-petroleo-diz-anp-.html

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Substância anti-séptica encontrada em desodorantes, enxaguantes bucais e pastas de dentes pode causar danos na função muscular

De acordo com um novo estudo, um químico normalmente usado em sabonetes pode oferecer danos à saúde. A substância anti-séptica triclosan – também encontrado em produtos como desodorantes, enxaguantes bucais, pastas de dentes, etc – pode causar danos na função muscular.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) estudaram células dos músculos do coração e do esqueleto que foram expostas ao triclosan em tubos de ensaio. Os cientistas avaliaram a resposta das células após aplicarem estimulação elétrica para provocarem contrações.
Porém, após a exposição ao químico, as células não conseguiram reagir normalmente. O triclosan prejudicou duas proteínas necessárias para a contração muscular, fazendo com que as células musculares falhassem.
Foram feitos também experimentos em dois grupos de animais. Camundongos sedados foram expostos ao químico e dentro de 20 minutos os pesquisadores observaram diminuição no funcionamento cardíaco. Para observar os efeitos que a substância teria em ambientes marinhos, os pesquisadores expuseram peixes de água salgada ao triclosan. Com isso, a capacidade de nadar dos animais foi prejudicada.
“Nós mostramos que o triclosan prejudica de forma potente as funções musculares por interferir na sinalização entre duas proteínas que são de importância fundamental para a vida”, explica o pesquisador Isaac Pessah. “Agências regulamentais definitivamente precisam reconsideram se (essa substância) deveria ser permitida em produtos de consumo”, completa. 
Fontes: Autor: Live Science e http://www.sissaude.com.br/sis/inicial.php?case=2&idnot=15762

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cerca de 50 mil materiais de construção poderão receber aumento de até 8% nos próximos 60 dias em vários Estados do Brasil

Mudança no ICMS no Estado de São Paulo vai induzir aumento nos materiais de construção civil. Em 60 dias, 50 mil produtos do setor de materiais de construção devem passar por reajuste de até 8% nos preços devido ao aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) autorizado pelo Governo de São Paulo na semana passada. Isso é o que acredita a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). 
A Anamaco também afirma que o governo paulista não atendeu a um pleito antigo do setor, que quer diminuir o número de índices e simplificar o sistema de Substituição Tributária, atualmente com 126 alíquotas diferentes. O objetivo da Anamaco é o agrupamento de MVAs, eliminando a burocracia da atividade. 
De acordo com pesquisa feita pela entidade, as vendas de material de construção de julho tiveram alta de 7%, em relação ao mês anterior. Nos últimos 12 meses, o setor apresentou queda de 2%, enquanto na comparação julho de 2012 contra julho de 2011, as vendas foram 3% menores.
Em 2011, as vendas de materiais de construção cresceram 4,5% em comparação com 2010, o que resultou no faturamento total de R$ 52 bilhões.
Para a entidade, a mudança vai provocar um aumento em cadeia em grande parte do país já que o São Paulo mantém convênios com a maioria dos demais estados.
Três setores apresentaram desempenho satisfatório em julho: argamassas (10,9%), metais (9,8%) e cimento (8%).
O setor de tubos de PVC teve a pior taxa de crescimento, com 3,2%. A expectativa da Anamaco para o crescimento do setor em 2012 é de 4,5%, inferior às perspectivas iniciais.
Fonte: http://www.piniweb.com.br//construcao/custos/mudanca-do-icms-em-sao-paulo-deve-elevar-preco-dos-264568-1.asp

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Prejuizo de R$ 1,3 bilhão no segundo trimestre na PETROBRAS

Ninguém apostava em prejuízo e muito menos no tamanho de R$ 1,3 bilhão no segundo trimestre deste ano na PETROBRAS.
Nenhum dos bancões acertou, em relatórios na semana passada, o prejuízo no balanço da Petrobras no segundo trimestre.
Todos os economistas escreveram que o resultado positivo deveria ser bem menor do que o do primeiro trimestre.
Em média, o pessimismo das projeções dos bancos era de 65% a menos no lucro líquido.
Mas ninguém apostava em prejuízo e muito menos no tamanho de R$ 1,3 bilhão.
Fonte: http://colunistas.ig.com.br/poder-economico/2012/08/07/bancoes-erram-em-previsao-de-prejuizo-da-petrobras/

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O robô Curiosity aterrissou com sucesso nesta segunda-feira em Marte

O robô Curiosity aterrissou com sucesso nesta segunda-feira em Marte após uma viagem de 567 milhões de quilômetros.
Este é o explorador móvel mais complexo enviado pela Agência Espacial Americana (Nasa) ao espaço.
Enquanto as pesquisas realizadas anteriormente em Marte com as naves Viking I e II e os robôs Spirit e Opportunity se concentraram na busca por água, o objetivo da Curiosity é buscar sinais de vida durante os próximos dois anos.
Para isso, o robô está equipado com o Laboratório Científico Marciano (MSL, na sigla em inglês), composto por uma dezena de instrumentos de análise para examinar o solo, as rochas e a atmosfera do planeta, que inclui um laser para pulverizar fragmentos de rochas que possam atrapalhar suas tarefas e um aparelho projetado para detectar compostos orgânicos.
O Curiosity foi acoplado em um robô Rover com seis rodas que mede dois metros de altura, 2,7 metros de largura e três metros de comprimento, e pesa quase uma tonelada, cinco vezes mais que seus antecessores Spirit e Opportunity.
Seu nome foi sugerido em 2009 por uma estudante do Kansas, Clara Ma, em um concurso realizado pela Nasa no qual recolheu as propostas de mais de nove mil crianças de todo o país.
A aproximação final do Curiosity ao Planeta Vermelho, conhecida como os "sete minutos de terror", era a missão robótica mais complicada jamais tentada pela Nasa, devido às características do explorador.
Como um "transformer", desde que entrou na atmosfera marciana a 21,5 mil km/h a cápsula passou em 420 segundos de ser um cone envolvido em temperaturas de quase 900 graus centígrados a se transformar em uma grua flutuante sobre oito foguetes e a algo parecido a uma aranha mecânica quando pousou suavemente na cratera Gale de Marte.

O Curiosity pousou ao pé do monte Sharp, que se eleva sobre 5,5 mil metros no centro da cratera Gale, aberta há três bilhões de anos pelo impacto de um meteorito e que, acredita-se, abrigou um lago.
O estudo das diferentes camadas geológicas do monte Sharp, autêntica testemunha da história de Marte, é um dos principais objetivos da missão.
O explorador tem uma fonte nuclear de energia que lhe permitirá seguir operando por todo um ano marciano, equivalente a 23 meses da Terra.
Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6054096-EI301,00-Curiosity+o+explorador+mais+avancado+da+Nasa.html

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Gripe A já matou 133 pessoas na Região Sul do Brasil

Nos três estados da região sul foram registrados até agora 1,9 mil casos da doença: 899 no Paraná, 685 em Santa Catarina e 316 no Rio Grande do Sul.
O total de mortes registradas até o momento na Região Sul, este ano, equivale a 16,9% do que foi verificado em 2009, quando 789 pessoas morreram nos três estados. Naquela ocasião, o mundo passou por uma pandemia da doença, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou no último dia 23 de Julho a ocorrência de mais oito mortes causadas pela influenza A (H1N1) – gripe suína.
Agora são 46 os casos fatais ocorridos no estado este ano. No Paraná, a Secretaria Estadual de Saúde anunciou mais duas mortes, elevando para 25 o total de óbitos. Assim, com as 62 em Santa Catarina, sobe para 133 o total de mortes este ano na região Sul.
O Ministério da Saúde deve enviar, na próxima quinta-feira (26), mais 400 mil doses da vacina ao Paraná. Com isso, o estado pretende imunizar as crianças de 2 a 5 anos incompletos, que não fazem parte dos grupos priorizados na campanha nacional de vacinação. Em Curitiba, que tem entre 60 mil e 70 mil crianças nessa faixa etária, a vacinação começou hoje.
Na última sexta-feira (20), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reafirmou que não há risco de uma nova epidemia no país. Conforme o ministro, o que existe hoje é uma maior circulação do vírus e uma maior estrutura para a sua detecção.
A gripe é caracterizada pelo surgimento simultâneo de febre e tosse ou dor de garganta, dor de cabeça, muscular ou nas articulações.
Os médicos de todo país estão orientados a prescrever o Tamiflu aos pacientes que apresentarem quadro de síndrome gripal, mesmo antes dos resultados de exames ou sinais de agravamento. O medicamento, que reduz as chances de que a doença evolua para um caso grave, tem maior eficácia nas primeiras 48 horas desde o início dos sintomas.
Fonte: http://www.sissaude.com.br/sis/inicial.php?case=2&idnot=15544

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Chevron e Transocean têm 30 dias para suspender as atividades de extração e transporte de petróleo no Brasil


A Chevron e a Transocean têm 30 dias para suspender as atividades de extração e transporte de petróleo no país, segundo liminar concedida hoje pela Justiça ao Ministério Público Federal.
O MPF havia ajuizado no início deste ano ação civil pública contra a operação das duas empresas no país, mas foi negada em primeira instância.
Segundo o Tribunal Regional Federal da 2ª região, que concedeu a liminar, a decisão ocorreu por apreciação do mérito de um agravo interno (uma espécie de pedido de reconsideração) apresentado pelo MPF à Quinta Turma Especializada.
"Em abril, o relator do processo no Tribunal havia negado o seguimento do agravo, através de decisão monocrática", informou o TRF2.
A Chevron pediu em março para suspender suas operações no país, mas já manifestou à ANP (Agência Nacional do Petróleo) intenção de retomar a produção de cerca de 70 mil barris de óleo equivalente no campo de Frade, na bacia de Campos, onde em novembro do ano passado ocorreu um acidente que jogou no mar 2,4 mil barris de petróleo.
A empresa já recebeu multa no valor de R$ 60 milhões do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), mas está recorrendo, e em breve será multada em cerca de R$ 40 milhões pela ANP, que fez 25 autuações à companhia americana por causa do acidente.
Na ação civil pública, o MPF pediu que o descumprimento da liminar significasse multa diária de R$ 500 milhões. O Ministério argumenta que houve "dano ambiental ocorrido em razão de operações mal executadas".
Segundo o TRF2, o colegiado acompanhou o voto do juiz federal convocado Ricardo Perlingeiro. A suspensão da operação está prevista até a conclusão dos processos administrativos instaurados pelo MPF, pela ANP e pelo Ibama.
O TRF2 não deixou claro se todas as operações da Transocean no país terão que ser suspensas ou apenas às referentes à região do acidente.
A Chevron opera apenas o campo de Frade no Brasil, enquanto a Transocean tem plataformas em outros campos.
A ANP concluiu juntamente com o Ibama relatório sobre o acidente na semana passada, e em meados de agosto deverá divulgar o valor da multa à Chevron.
Perlingeiro alertou ainda que a ANP e o Ibama devem repensar "as estratégias de avaliação de riscos e prevenção de acidentes ambientais nos campos de exploração de petróleo em alto mar, impondo às empresas a adoção de medidas eficazes, no intuito de evitar ou minimizar a degradação ambiental, em observância aos princípios de precaução e da prevenção".
Fonte: http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/industria-naval-e-offshore/18063-justica-manda-suspender-operacoes-da-chevron-e-transocean-no-pais

Posse de Antonio Jorge de Lima Gomes na cadeira 8 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Ocorreu no dia 23 de Março de 2024, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) em Belo Horizonte, a posse de Antoni...