domingo, 8 de abril de 2012

Vazamento de petróleo a 84 quilômetros de Fortaleza paralisou a exploração

O acidente aconteceu na sexta-feira dia 30 de Março, segundo informe publicado no site do Ibama. Este vazamento de petróleo ocorreu no campo marítimo de Atum, em Paracuru, distante 84 quilômetros de Fortaleza, o qual paralisou a exploração de petróleo.
Não foi informado o volume de óleo que vazou nem as possíveis consequências ambientais.
De acordo com o informe do Ibama, o vazamento foi causado por um furo no duto de escoamento da Plataforma Atum-2 (PAT-2) para a Plataforma Xaréu-3 (PXA-3), a 35 quilômetros da costa de Paracuru. Para conter o derramamento de óleo cru, a Petrobras interrompeu o escoamento do petróleo e iniciou a dispersão da mancha de óleo mecanicamente com o apoio de uma embarcação de resposta a emergência.
No escritório do Ibama no Ceará, nenhuma informação.
O coordenador estadual de Emergências Ambientais do órgão, Carlos Alberto Maia, disse que apenas hoje poderia confirmar se o vazamento foi informado e suas proporções. Se for constatado um acidente ambiental grave, ele é o responsável do Ibama por notificar a Petrobras.
O vazamento da última sexta-feira no campo de exploração do Atum, na cidade de Paracuru, provocou a parada de produção de cerca de 2,7 mil barris diários de petróleo e 75 mil metros cúbico de gás.
Fonte: O Povo (CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.

Posse de Antonio Jorge de Lima Gomes na cadeira 8 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Ocorreu no dia 23 de Março de 2024, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) em Belo Horizonte, a posse de Antoni...