domingo, 25 de março de 2012

Aquífero Guarani baixou 60 metros desde 1950 em Ribeirão Preto no Estado de São Paulo

Monitoramento realizado pelo DAEE  comprovou que desde 1950 na região central da cidade de Ribeirão Preto o lençol já baixou 60 metros.
O nível do Aquífero Guarani, está diminuindo um metro por ano em Ribeirão Preto (SP), segundo dados do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE).
A cidade de Ribeirão Preto é totalmente abastecida pelo aquífero, que na região pode ser atingido a apenas 100 metros de profundidade, enquanto na Argentina está a um quilômetro da superfície. O problema, segundo o assistente técnico do DAEE, Renato Crivelenti, é que a exploração de água no município é 13 vezes maior do que a recarga direta da chuva. Crivelenti explicou que, quando o nível diminui, é preciso substituir o poço por outro mais profundo, uma operação cara.
O campus da USP de Ribeirão, por exemplo, investirá cerca de R$ 1,3 milhão para recuperar um poço desativado. Segundo dados da Prefeitura do campus, desde 2006 a bomba já foi rebaixada 42 metros.
Fonte: G1 - 22/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.

Posse de Antonio Jorge de Lima Gomes na cadeira 8 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Ocorreu no dia 23 de Março de 2024, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) em Belo Horizonte, a posse de Antoni...