domingo, 26 de fevereiro de 2012

Pegou Fogo na Antártida a Base Comandante Ferraz fazendo 2 vítimas e perdas científicas

A base Comandante Ferraz começou a ser instalada na Antártida em fevereiro de 1984. Construída em módulos tinha área de 2,6 mil metros quadrados. Tinha capacidade para 62 pessoas, incluindo pesquisadores, pessoal de apoio e 15 militares da Marinha, inclusive um heliponto.
Na base se desenvolvia parte do Programa Antártico Brasileiro, com pesquisas nas áreas de Biologia, Geologia, Geofísica, ciências espaciais e atmosféricas. 
O Brasil tem 20 pesquisas em andamento na Antártica. Os cientistas acreditam que tudo o que acontece na Antártica tem reflexos em outras partes do mundo. Por isso, as pesquisas no gelo podem ajudar a entender o que aconteceu e o que poderá acontecer no futuro do nosso planeta.
Além das perdas humanas o incêndio afetou quase metade do Programa Antártico Brasileiro, que está completando 30 anos. Pelas informações iniciais, serão necessários, no mínimo, três anos para reconstruir a estação Comandante Ferraz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.

Posse de Antonio Jorge de Lima Gomes na cadeira 8 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Ocorreu no dia 23 de Março de 2024, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) em Belo Horizonte, a posse de Antoni...