sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Crise global na indústria de navegação por excesso de navios cargueiros


Para a indústria naval a saturação significa taxas de fretamento mais baixas e declínio abrupto do valor dos navios. O estopim principal da crise é a saturação de novos cargueiros. O excesso de oferta está pressionando financeiramente compradores armadores e também os bancos europeus que já estão sofrendo pelo grande financiamento das aquisições.
Até semanas atrás os grandes cargueiros aceitavam taxas de fretamento de US$ 15 mil por dia e segundo alguns corretores e proprietários, temos agora uma taxa em vigor é de US$ 6 mil, se tiver clientes. Os maiores perdedores podem vir a ser alguns dos maiores bancos europeus, muitos dos quais enfrentam grandes perdas em função dos investimentos e da crise financeira das nações europeias fortemente endividadas na Europa.
A saturação significa taxas de fretamento mais baixas e desvalorização do valor dos navios com dezenas de cargueiros recém-construídos flutuando vazios perto de estaleiros da Coreia do Sul e da China, com proprietários do mundo inteiro relutantes em aceitar a entrega. 
Configura-se neste momento um dos piores mercados para a indústria mundial da navegação global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.

Posse de Antonio Jorge de Lima Gomes na cadeira 8 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Ocorreu no dia 23 de Março de 2024, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) em Belo Horizonte, a posse de Antoni...