Para a indústria naval a saturação significa taxas de
fretamento mais baixas e declínio abrupto do valor dos navios. O estopim principal da crise é a saturação de novos
cargueiros. O excesso de oferta está pressionando financeiramente compradores armadores e também os bancos europeus que já estão sofrendo pelo grande financiamento das aquisições.
Até semanas atrás os grandes cargueiros aceitavam taxas
de fretamento de US$ 15 mil por dia e segundo alguns corretores e proprietários, temos agora uma taxa em vigor é de US$ 6 mil, se tiver clientes. Os maiores perdedores podem
vir a ser alguns dos maiores bancos europeus, muitos dos quais enfrentam
grandes perdas em função dos investimentos e da crise financeira das nações europeias fortemente endividadas na Europa.
A saturação significa taxas de fretamento mais baixas
e desvalorização do valor dos navios com dezenas de cargueiros recém-construídos flutuando vazios
perto de estaleiros da Coreia do Sul e da China, com proprietários do mundo
inteiro relutantes em aceitar a entrega.
Configura-se neste momento um dos piores mercados para a indústria mundial da navegação global.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui seu comentário.