sábado, 10 de dezembro de 2016

Escorbuto está de volta devido maus hábitos alimentares

De acordo com Jenny Gunton que dirige o Centro de Pesquisa sobre Diabetes, Obesidade e Endocrinologia do Instituto Westmead em Sydney, uma antiga doença conhecida desde a antiguidade denominada de “Escorbuto” está de volta, devido aos atuais maus hábitos alimentares.

O escorbuto, uma doença historicamente associada com os marinheiros que realizavam longas viagens, está reaparecendo na Austrália devido a dietas pouco variadas, segundo as autoridades de Saúde.

O diagnóstico de escorbuto em 12 pacientes foi feito com base em exames de sangue e sintomas. Ela descobriu a doença após observar que vários dos seus pacientes apresentavam feridas que não cicatrizavam.

"Isso mostra que uma pessoa pode ingerir muitas calorias e mesmo assim não receber nutrientes suficientes", acrescentou. A falta de vitamina C pode levar a uma formação deficiente do colágeno e de tecidos conjuntivos, causando hematomas, sangramento na gengiva, manchas vermelhas na pele, dor nas articulações e dificuldade de cicatrização.

Penelope Jackson foi uma das pacientes diagnosticadas com a doença, e disse que ficou perplexa. "Eu não podia acreditar. Pensei: 'peraí, o escorbuto desapareceu há séculos'", disse ao Sydney Morning Herald.

Gunton, que publicou sua pesquisa sobre o ressurgimento da doença na revista internacional "Diabetic Medicine", disse que pacientes obesos ou acima do peso também podem sofrer essa condição. O artigo relatou que não havia nenhum padrão social na incidência da doença e que os pacientes com dietas pobres pareciam ter origens socioeconômicas muito variadas.

Hoje em dia, as autoridades de saúde não costumam fazer exames para diagnosticar o escorbuto, e o estudo de Gunton aconselha os médicos a levarem em conta este problema potencial, especialmente nos pacientes com diabetes. 

"O corpo humano não consegue sintetizar a vitamina C, por isso temos de comer alimentos que a contêm", advertiu a autora. Entre os alimentos que evitam o aparecimento do escorbuto estão as laranjas, morangos, brócolis, kiwis, pimentões e toranjas, mas o cozimento em excesso pode destruir nutrientes essenciais.

Fonte:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/escorbuto-reaparece-na-australia-devido-a-dietas-pouco-variadas.ghtml acessado em 10/12/016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.

Posse de Antonio Jorge de Lima Gomes na cadeira 8 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Ocorreu no dia 23 de Março de 2024, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) em Belo Horizonte, a posse de Antoni...