De acordo com o SINAVAL - Sindicato
Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore, de janeiro a maio
de 2016 a indústria naval brasileira demitiu 2.500 postos de trabalho e desde o
começo da atual crise, este valor atingiu o número de 48.500 demissões no setor
naval.
A carteira de pedidos no mercado brasileiro é hoje muito baixa em comparação com outros países.
Como resultado da crise, este mês a empresa norueguesa Vard encerrou as operações de seu estaleiro em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. As atividades de construção naval da companhia serão todas concentradas a partir de agora na unidade Vard Promar, em Ipojuca (PE).
Para a empresa norueguesa Vard, o Brasil responde por 12% do portfólio de encomendas da companhia, atrás da Noruega (17 embarcações); Romênia (10 barcos) e Vietnã (sete navios).
Como resultado da crise, este mês a empresa norueguesa Vard encerrou as operações de seu estaleiro em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. As atividades de construção naval da companhia serão todas concentradas a partir de agora na unidade Vard Promar, em Ipojuca (PE).
Para a empresa norueguesa Vard, o Brasil responde por 12% do portfólio de encomendas da companhia, atrás da Noruega (17 embarcações); Romênia (10 barcos) e Vietnã (sete navios).
Segundo a empresa, o objetivo é
reduzir a exposição da companhia ao mercado brasileiro, em meio à falta de
novas encomendas. A companhia informou ontem que as operações no pátio do
estaleiro niteroiense já foram encerradas e a área arrendada foi devolvida aos
proprietários.
No segundo trimestre, a unidade
Vard Niterói concluiu a entrega dos últimos dois navios em construção no
estaleiro, entre eles o barco de apoio Skandi Paraty - que vai ser operado pelo
Grupo DOF, para a Petrobras. Ainda segundo a norueguesa, alguns dos
funcionários considerados peças-chaves do estaleiro de Niterói foram
transferidos para Pernambuco.
O Vard Promar tem hoje cinco
embarcações sob encomenda (três gaseiros e dois barcos de apoio), sendo um com
previsão de entrega para este ano e mais quatro para 2017. No ano passado, a
Transpetro cancelou dois contratos com a unidade, para fornecimento de dois
navios gaseiros.
Além da desmobilização do Vard Niterói, outros estaleiros
estão reduzindo suas operações diante da queda da demanda por serviços.
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