domingo, 27 de outubro de 2013

Membro Titular da Academia de Letras de Teófilo Otoni

Ontem, dia 26/10/2013 tomei posse e me tornei definitivamente membro titular da Academia de Letras de Teófilo Otoni. Abaixo foto na cerimônia de Posse.


Foto da Posse em 26/10/2013 (arquivo pessoal).


Foi com muita honra e júbilo, que recebi e aceitei, o convite para me tornar membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni - ALTO, onde irei ocupar a cadeira número 5 do imortal patrono Max Rothe.
Max Rothe foi escritor e historiador que com seu estilo e emoção, nos apresenta em seu livro intitulado “Memórias de um Prisioneiro de Guerra” que nenhuma guerra é vitoriosa, e que nas guerras todas as sociedades são perdedoras. No livro “100 anos de Colonização Alemã em Teófilo Otoni Minas Gerais 1856-1956”, Max Rothe nos mostra como é difícil imigrar para um novo país e de lá começar a vida de novo, expondo que Teófilo Otoni era para os imigrantes mais que um sonho. A colonização alemã, mesmo sem conhecer a Philadélfia idealizada por Teófilo Benedicto Ottoni, encontrou aqui o seu novo Eldorado.
Cumpre-me lembrar dos muitos imigrantes de outros países principalmente Alemanha, Portugal, Espanha, Itália e Líbano, das comunidades quilombolas e das indígenas - principalmente os Maxakali (Tikmu'ún) que aqui habitavam – no qual, todos contribuíram para a construção da Filadélfia - atual cidade de Teófilo Otoni.

Foto após a posse em 26/10/2013 (arquivo pessoal).

Moro em Teófilo Otoni, sou Professor e ocupo também o cargo de Vice-Diretor do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) no campus de Teófilo Otoni, onde fui eleito pelos servidores com 72% dos votos, para o período 2011-2015, tendo ocupado o cargo de Coordenador Pro-tempore da Engenharia Civil em 2011.
Sou Doutor e Mestre em Geofísica (Observatório Nacional), Engenheiro Civil (Souza Marques), Licenciatura em Matemática (UNISUAM), Licenciatura em Física (também pela Souza Marques), e com pós-graduações na Área de Docência Superior (Faculdades Simonsen) e Gestão Ambiental (UERJ).
Desde a minha chegada em Teófilo Otoni, busquei realizar projetos para desenvolvimento local e regional, disseminando o conhecimento com projetos de Iniciação Científica, Extensão, Cultura e Ciências sem Fronteira, que totalizaram até o presente momento na orientação de 53 (cinquenta e três) alunos, conforme consta no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).  Sou também revisor de Revistas Nacionais e Internacionais, filiado ao CREA desde 1982 e membro da Sociedade Brasileira de Geofísica desde 2001.
Venho realizando pesquisas inéditas no Vale do Mucuri, devidamente registradas, tais como: Energia Solar: Uma Fonte Alternativa nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (CNPQ), Levantamento das Áreas de Risco Geológico na cidade de Teófilo Otoni (FAPEMIG), Identificação de Voçorocas para Prevenção de Riscos Geológicos e Ambientais na Cidade de Teófilo Otoni como Forma de Ação de Sustentabilidade Social, e outros, que poderão ser consultados no meu currículo Lattes ou na própria UFVJM. Tenho vários trabalhos científicos específicos da região e o principal foi publicado em 2012, intitulado “Gradiente Geotérmico do Município de Teófilo Otoni no Vale do Mucuri”, na Revista de Ciência e Tecnologia do Vale do Mucuri, volume 4. 
O ensino, a pesquisa e o desenvolvimento não podem parar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.

Posse de Antonio Jorge de Lima Gomes na cadeira 8 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Ocorreu no dia 23 de Março de 2024, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) em Belo Horizonte, a posse de Antoni...