domingo, 14 de abril de 2013

Concretagem de sapata com 510 m³ de volume de concreto em Curitiba exigiu rigoroso controle de temperatura durante e após concretagem

Localizado em um terreno de 1.400 m², 100% escavado e com quatro andares de subsolo, o edifício possui uma única sapata com dimensões de 12 m x 17 m x 2,5 m, na qual foi aplicado um volume total de 510 m³ de concreto. 
A concretagem da fundação do empreendimento Workspace Brigadeiro, localizado no centro de Curitiba, exigiu um planejamento executivo detalhado e o controle rigoroso da execução.
Por se tratar de uma região central da cidade, e por exigir uma grande movimentação de caminhões, a concretagem foi realizada em um sábado, das 6h00 às 18h00.
Para posicionar a bomba lança, foi adquirida com o Setran uma autorização para interrupção de uma faixa da Avenida Brigadeiro Franco.
Segundo Fabio Pereira Mejardo, um dos engenheiros responsáveis pela obra, além da dificuldade de acesso, já que a parte superior da sapata estava posicionada a -11 m, sendo a cota mais baixa -13,50 m, a quantidade de concreto aplicado na sapata ocasionou uma grande liberação de calor, decorrente das reações químicas de pega do concreto. Por conta disso, foi necessário estudar um concreto especial para a obra.
O concreto especificado tinha fck de 35 MPa e slump de 18 ± 3 cm, pois devido às grandes dimensões, não era possível vibrar. Também foram adicionados aditivos para ajudar na plasticidade do concreto, evitando, de acordo com o engenheiro, a utilização de água e um maior consumo de cimento, provocando ainda mais reações exotérmicas de hidratação


Todo o processo foi realiado com a utilização de gelo para o controle da temperatura. "Mesmo a temperatura de lançamento sendo controlada, três dias após a concretagem o centro da sapata chegou perto de 60°C. Sem este controle, a temperatura seria elevada de tal forma a provocar fissuras na sapata, e com o passar das horas, seria responsável pelo colapso da estrutura", afirma Mejardo.
Fonte: http://www.piniweb.com.br//construcao/tecnologia-materiais/execucao-de-sapata-com-510-m-de-volume-de-concreto-280597-1.asp acessado em 14/04/2013.


2 comentários:

  1. Professor, qual a vantagem dessa técnica de uma única sapata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta técnica é utilizada em casos muito especiais, pois demanda muito controle e planejamento.
      Você está no centro de uma cidade, em que bate estacas ou perfurações com vibrações teriam problemas sérios com os outros edifícios. Estacas à percussão não são recomendadas, tubulões seriam outra opção, mas tem que analisar a geologia e litologia local.
      Neste caso, toda a carga do prédio ficará no próprio terreno e não serão afetadas as fundações e as estruturas das vizinhanças.
      Devido à alta temperatura liberada nos primeiros dias da concretagem, este controle é primordial para evitar fissuras e diminuir a capacidade de carga da própria sapata. Abraços.

      Excluir

Escreva aqui seu comentário.

Posse de Antonio Jorge de Lima Gomes na cadeira 8 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Ocorreu no dia 23 de Março de 2024, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) em Belo Horizonte, a posse de Antoni...