A Nestlé divulgou um
comunicado, nesta segunda-feira (18/02/2013), em que diz ter encontrado traços
de DNA de cavalo em produtos da marca que estariam ligados à brasiliera JBS. Os
produtos eram vendidos na Itália e na Espanha.. Segundo a Nestlé, há mais de 1%
de carne de cavalo nos produtos. Esse é o limite definido no Reino Unido pela
Agência de Segurança Alimentar para indicar adulteração provável ou negligência
grave.
A empresa diz que já
informou as autoridades sobre o caso. "Estamos agora suspendendo as
entregas de todos os nossos produtos acabados produzidos usando carne fornecida
pela empresa alemã H.J. Schypke, subcontratada de um de nossos fornecedores, a
JBS Toledo NV", diz o comunicado. A conclusão da compra do grupo belga
Toledo, especializado em produtos cozidos de carne bovina, com vendas
concentradas no oeste europeu, foi concluída em 2010.
A Nestlé diz que fortaleceu
os testes dos produtos à base de carne vendidos na Europa com o sugimento de
problemas em produtos de diversas empresas. Quantidades de carne de cavalo
acima das permitidas foram encontradas em países como Irlanda, Reino Unido e
França.
A empresa diz não haver
problema de segurança alimentar, "mas erros na etiquetagem de produtos
significa que eles não cumprem os padrões elevados os consumidores esperam de
nós". O ravioli de carne Buitoni e o Tortellini de carne, à venda na
Itália e na Espanha, foram retirados das prateleiras, segundo a Nestlé. O mesmo
destino teve a lasanha "Bolognaise Gourmandes", um produto de carne
congelada para empresas de catering pela Nestlé Professional produzido na
França.
Em nota, a JBS disse que o
escritório comercial da JBS na Bélgica (JBS TOLEDO) foi notificado nesta
segunda sobre o caso e que "suspendeu todos os contratos com a Schypke e
não comercializará mais produtos europeus até que a confiança na segurança do
sistema de fornecimento do bloco seja restabelecida
“Nenhum caso de violação foi
identificado nos produtos fabricados pela própria JBS, segundo nota da empresa,
que diz também que "nenhum contrato sofreu alteração ou cancelamento e os
pedidos estão sendo cumpridos a partir das plataformas próprias de
produção".
A empresa
brasileira diz que a empresa alemã respondia por todo o fornecimento, desde o
processo operacional e logístico até o envio ao cliente final, e reitera que a
Schypke "não pertence ao seu grupo econômico e não possui qualquer relação
societária ou operacional com a companhia".
A JBS
disse que trabalhava com diferentes fornecedores com o consentimento dos
clientes, que auditavam e aprovavam os fornecedores europeus selecionados.
Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/02/nestle-diz-que-achou-carne-de-cavalo-em-produto-vindo-de-braco-da-jbs.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui seu comentário.