terça-feira, 26 de junho de 2012

Paralisação atinge 178 campi de educação básica, técnica e tecnológica

Em todo o País a paralisação atinge 178 campi de educação básica, técnica e tecnológica. Servidores querem reajuste de 22,8%, revisão do plano de carreira e abertura de concurso público, o que não é feito desde 2009. 
No Rio cerca de 13 mil alunos do Colégio Pedro II estão sem aula por tempo indeterminado. Servidores das 14 unidades que funcionam no estado aderiram à greve das instituições de ensino federais, interrompendo as atividades.
A paralisação causa grande preocupação em familiares e estudantes matriculados nos ensinos Fundamental e Médio, que temem prejuízos no ano letivo.
Dos 1.179 docentes do Pedro II, só 928 são efetivos. Um a cada cinco professores do colégio são temporários. “As vezes, o contrato acaba no meio do ano e o professor sai durante o ano letivo”, diz o professor Albano Teixeira.
A paralisação dos servidores começou na véspera do feriado escolar para a Rio+20, e poucos professores continuam dando aula.
A dona de casa Luciana Zanetti, 40, mãe de aluno do 4º ano em São Cristóvão, conta que seu filho só tem aula terça-feira, das 14h20 às 16h.  Ela ressalta que a greve pode melhorar o nível da educação pública e sugere que as aulas sejam totalmente interrompidas até que o problema seja resolvido. “Queremos a suspensão do calendário até que servidores e governo cheguem ao consenso”, reclama Luciana, que mora em Olaria.
Fonte: http://odia.ig.com.br/portal/educacao/pedro-ii-adere-%C3%A0-greve-e-13-mil-estudantes-ficam-sem-aulas-1.456136 

domingo, 24 de junho de 2012

Universidade de Brasília (UnB) caiu do 11º lugar para 25º em avaliação de qualidade na América Latina

A Universidade de Brasília (UnB) recebeu uma notícia que mexeu com a autoestima de professores e alunos na última semana. A instituição caiu 15 posições em um ranking que avalia a qualidade das Universidades da América Latina.
No ano passado, quando o indicador foi divulgado pela primeira vez, estava em 11º lugar. Agora, caiu para 25º.
O resultado nada agradável foi anunciado em meio a mais uma greve de professores, que já dura um mês, e funcionários (que começou há pouco mais de 10 dias).
As paralisações que já se tornaram rotinas nas instituições públicas angustiam estudantes, atrapalham o aprendizado e, para muitos, se tornaram causa de queda na qualidade de ensino.
O Impacto das greves não aparece como quesito nos rankings de qualidade de ensino, claro. Mas as consequências das paralisações, na opinião de estudantes e professores, podem ser sentidas no cotidiano das universidades. Atrasos nos calendários, quebra no ritmo das aulas e pressa para fechar os semestres depois são algumas delas.
Fontes:
1) http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-06-24/em-meio-a-mais-uma-greve-unb-cai-em-ranking-de-universidades-da-america-latina.html 
2) http://www.topuniversities.com/university-rankings/latin-american-university-rankings/2012

terça-feira, 19 de junho de 2012

Inverno começa oficialmente amanhã dia 20 de junho às 20:09 horas

Neste ano de 2012 o inverno começa oficialmente dia 20 de junho às 20:09 horas do horário de Brasília e termina às 11:49 horas do dia 22 de setembro, quando inicia a primavera. 
A pesquisadora Josina Oliveira do Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional, destaca que essas datas podem variar de um ano para o outro. 
Isso ocorre porque o período de translação da Terra não é de 365 dias, mas é de precisamente 365 dias, 5horas, 48 minutos e 46,08 segundos. 
Josina explica que o início das estações é observado pelo comprimento do dia e da noite, que varia conforme a latitude. 
Do início da primavera até o início do verão, o Sol nasce cada dia mais cedo e se põe cada dia mais tarde, até que a entrada do verão marca o maior dia e a menor noite do ano. Daí até a entrada do outono, os dias se tornam cada vez menores e as noites cada vez maiores, até que no dia da entrada do outono o comprimento da noite é igual ao comprimento do dia. 
As noites, então, vão aumentando, até a chegada do inverno, quando temos a maior noite do ano. A partir disso, as noites diminuem até a chegada da primavera, quando novamente o dia e a noite tem o mesmo comprimento.
Fonte: http://resenha-on.blogspot.com.br/2012/06/inverno-comeca-oficialmente-as-20h09-do.html

sábado, 16 de junho de 2012

Presidenta Dilma anuncia verba para duplicar BR-381 de Belo Horizonte a Governador Valadares

Durante o evento do Programa de Aceleração do Crescimento PAC2  realizado no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte na terça-feira 12 de junho de 2012, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a liberação de R$ 6 bilhões para obras de mobilidade urbana no Estado de Minas Gerais.
Estão inclusos neste pacote a duplicação dos 300 km da BR-381 do trecho compreendido entre Belo Horizonte e Governador Valadares, a reforma do anel rodoviário de Belo Horizonte, e também a construção de um rodoanel  que irá se chamar "Rodoanel Mineiro".
A presidenta Dilma Rousseff disse que todas as obras serão feitas em parceria com o Governo de Minas Gerais e Prefeitura de Belo Horizonte.
Disse, ainda que a intenção do governo é incentivar o consumo interno, principalmente para atingir a faixa da população de 16 milhões de brasileiros, que ela chamou de "consumo reprimido", dizendo que "o Brasil comporta esse crescimento, por isso vamos incentivar o consumo".
Paulo Sérgio Passos, Ministro dos Transportes comentou que as obras de duplicação da BR-381, sentido Governador Valadares, devem começar no início de 2013.
A expectativa do Ministro é de que a licitação da obra seja lançada em setembro próximo: "Estamos desenvolvendo e concluindo os projetos executivos nos meses de junho e julho, porque não queremos e nem faremos coisas açodadas. Tenham certeza que até setembro colocaremos na rua a licitação da duplicação da BR-381".
Fonte: Jornal Bom dia e http://www.br381.org/2012/06/dilma-anuncia-verba-para-duplicacao-da.html

domingo, 10 de junho de 2012

Construção de mais uma cidade planejada para 18 mil moradias

Utilizará um terreno de 600 hectares com área residencial para 60 mil pessoas. No total, serão 18 mil moradias dividas em dois bairros.
Após o empreendimento de Suape o Estado de Pernambuco está lançando mais uma nova cidade planejada. O projeto Cidade Atlântica está localizado a 51 km de Recife no município de Goiana, na Zona da Mata Norte.
A Cidade Atlântica também terá dois centros de negócios, sendo um de atuação local e outro regional. O Centro Comercial Local contará com supermercados, escolas, postos de gasolina e outros serviços direcionados aos moradores do próprio empreendimento. Já o Centro Comercial Regional será focado na população da cidade de Goiana e de toda a Mata Norte. Nesta área será construído um shopping center, hotel, hospital, centro empresarial e centro de logística.
Em relação à sustentabilidade, além de possuir três áreas verdes com corredores de preservação natural, o empreendimento realizará o tratamento de resíduos sólidos e reúso da água.
A construção da Cidade Atlântica será realizada pelos grupos: GL Empreendimentos, Grupo Cavalcanti Petribu, Grupo Moura e Grupo Queiroz Galvão. A prefeitura de Goiana e o governo de Pernambuco também são parceiros do empreendimento.
As empresas estão aguardando autorização ambiental, que deve sair ainda este ano, para iniciar as obras.
 Divulgação: Queiroz Galvão
Fonte:http://www.piniweb.com.br//construcao/nordeste/pernambuco-construira-mais-uma-cidade-planejada-260504-1.asp

sábado, 9 de junho de 2012

Publicado no Diário Oficial da União as Vagas para Medicina da UFVJM em Diamantina e Teófilo Otoni

Agora é oficial. Abaixo segue cópia da Portaria 109 da Secretaria de Educação Superior publicada na página 16 no Diário Oficial de 08 de Junho de 2012 que criou vagas para os novos cursos de Medicina.
Em Minas Gerais três Universidades foram comtempladas: UFVJM com 120 vagas (60 vagas para Diamantina e 60 vagas para Teófilo Otoni), São João Del Rey (40 vagas) e Alfenas com 60 Vagas.
O Estado de Alagoas também terá um novo curso de Medicina em Arapiraca pela UFAL com 60 vagas.
Vejam a íntegra da publicação e em seguida um recorte do original.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
PORTARIA Nº 109, DE 5 DE JUNHO DE 2012
Dispõe sobre a expansão de vagas em cursos de Medicina e criação de novos cursos de Medicina nas Universidades Federais
O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso de suas atribuições e considerando o disposto no art. 207 da Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de
dezembro de 1996, no Decreto nº 5.773 de 9 de maio de 2006, na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, e na Portaria Normativa MEC nº 40, de 12 de dezembro de 2007, R E S O LV E :
Art. 1º Fica autorizada a expansão das vagas em cursos de Medicina nas Universidades Federais relacionadas no Anexo, no âmbito de sua autonomia e de acordo com a capacidade de cada Instituição, a fim de manter a qualidade no ensino.
Art. 2º A criação de cursos de Medicina nas Universidades Federais relacionadas no Anexo está condicionada à obtenção do devido ato autorizativo em atendimento ao disposto no art. 28, § 2º, do Decreto
nº 5.773/2006.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
AMARO HENRIQUE PESSOA LINS


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Expansão da educação vai abrir 2.415 vagas em cursos de medicina no Brasil sendo 60 vagas para a UFVJM de Teófilo Otoni

A expansão da oferta do ensino de medicina prevê a abertura de 1.615 vagas, sendo 1.040 em 18 novos cursos em 12 estados em universidades públicas federais. Recentemente criadas, as universidades federais do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Sul da Bahia (UFSBA) e do Oeste da Bahia (Ufoba) vão ofertar 220 vagas. Os cursos já existentes nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão 355 vagas. Outras 800 vagas serão abertas em nove instituições particulares.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou em entrevista coletiva concedida na tarde desta terça-feira (05/06/2012) que a qualidade na expansão do número de vagas será acompanhada pelo governo federal. “Nosso esforço é ampliar com qualidade a quantidade de vagas em cursos de medicina. Não estamos com pressa, queremos fazer bem feito”.
Para apoiar a expansão das vagas serão contratados 1.618 professores e 868 técnicos administrativos.
A UFVJM receberá um total de 120 vagas, sendo 60 para Diamantina e 60 para Teófilo Otoni. 
Até o final de 2013 todas as vagas já devem estar implantadas.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também ressaltou que a abertura de novas vagas seguiu critérios específicos, como a disponibilidade de uma rede hospitalar que possa acompanhar a formação do médico, além do chamado índice de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), que deve ser de cinco para cada profissional em formação.
As universidades públicas federais e instituições particulares de educação superior vão oferecer mais 2.415 vagas em cursos de medicina a partir do segundo semestre deste ano. A expansão autorizada pelo Ministério da Educação contempla todas as regiões do país. Nas instituições superiores do Norte e Nordeste serão abertas 1.365 vagas.
Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17827 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Amanhã dia 05/06/2012 será possível observar Vênus passando entre a Terra e o Sol.

Trata-se de um evento tão raro, que o próximo somente será observado em 2117.
Amanhã (05/06/2012) será possível ver um ponto passando lentamente sobre o Sol, em um raro trânsito de Vênus, quando o planeta passa entre a Terra e o Sol.
É um evento tão único que escolas e museus ao redor do planeta estão preparando festas para acompanhar o fenômeno e os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional também estão planejando acompanhar o evento.
O trânsito começa nesta terça-feira (dia 05/06/2012, às 18h09 no horário de Brasília) a oeste do Meridiano de Greenwich e na quarta-feira (6) a leste dele. Ele vai durar seis horas e 40 minutos e será visível do oeste do Pacífico ao leste da Ásia e leste da Austrália.
Observadores no Canadá, Estados Unidos, México, América Central e norte da América do Sul poderão ver o começo do espetáculo antes que o sol se ponha. Europa, Ásia ocidental e central, África ocidental e o leste da Austrália pegarão o fim, depois que o Sol nascer. A Nasa está planejando disponibilizar webcasts ao vivo.
No Brasil, ele só será visto por habitantes do extremo oeste do país, durante o pôr-do-sol.
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2012-06-01/venus-passa-na-frente-do-sol-na-tercafeira.html

domingo, 3 de junho de 2012

A Rainha da Inglaterra possui o maior Diamante do Mundo.

Elizabeth II, a Rainha da Inglaterra, é quem utiliza o maior Diamante do Mundo. Este diamante está numa coroa denominada de Coroa do Estado Imperial.
Esta coroa é utilizada atualmente por Elizabeth II, em cada sessão de abertura do Parlamento Inglês.
Segundo gemologistas, é uma das coroas mais recentes da coleção (1937), mas possui inúmeras pedras antigas.
A chamada coroa imperial é descrita da seguinte forma: "No centro, há uma pedra conhecida como rubi do Príncipe Negro, que, na verdade, é uma espinela vermelha, muito antiga, pouco polida", comenta a gemologista Miranda Wells.
Na figura abaixo temos a Coroa Imperial da Índia: a única coroa com permissão para sair do Reino Unido, tem mais de 6 mil diamantes. Foi feita especialmente para a coroação do rei George V como imperador da Índia, em 1911. Assim como o cetro e a Coroa do Estado Imperial, pode ser vista na exposição das joias reais na Tower of London.
Coroa Imperial da Índia: esta é a única coroa com permissão para sair do Reino Unido e que possui mais de 6 mil diamantes.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/fotos/0,,OI203979-EI8142,00-Elizabeth+II+usa+maior+diamante+ja+encontrado+veja+joias+da+coroa.html

Posse de Antonio Jorge de Lima Gomes na cadeira 8 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Ocorreu no dia 23 de Março de 2024, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) em Belo Horizonte, a posse de Antoni...