segunda-feira, 28 de maio de 2012

Construção de novos terminais hidroviários estimam investimentos em torno de R$ 11,6 bilhões

O governo federal já faz investimentos significativos para que as hidrovias elevem sua participação na matriz de transporte do país, contribuindo com a expansão do comércio exterior, indica Adão Magnus Marcondes Proença, diretor de infraestrutura aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Na visão dos armadores e do empresariado, é preciso muita luta ainda para que o modal hidroviário alcance a participação de 30% (atualmente é de 13%) na matriz brasileira de transportes.
O Ministério dos Transportes, observa o diretor da Antaq, identificou a necessidade de 46 eclusas para serem construídas nos rios brasileiros. E estabeleceu como prioridade a construção de 27 delas. O custo total desse empreendimento está estimado em R$ 11,6 bilhões, uma média de R$ 500 milhões por eclusa.
"O Dnit tem 148 ações em curso no setor de hidrovias, visando melhorar a navegação e a construção de novos terminais, com recursos beirando os R$ 2 bilhões. Só na bacia do Paraná-Tietê, os investimentos programados estão em torno de R$ 1 bilhão, dinheiro dos governos federal e estadual. É um começo bastante promissor, mexe com a infraestrutura de transporte do Brasil", diz ele.
Mas é preciso fazer mais, sustenta Tiago Pereira Lima, diretor da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq). "O transporte hidroviário pode ser uma boa oportunidade de negócios para o setor privado.
É preciso atrair o empresariado para empreendimentos estratégicos no setor hidroviário", afirma. Um dos grandes desafios do setor, analisa Lima, está na construção de eclusas para melhor o aproveitamento dos rios para navegação.
O crescimento do transporte hidroviário não é um mito, dizem os agentes governamentais. Em 2011, ele foi responsável pelo envio de quase 80 milhões de toneladas. Um crescimento de 7,3% comparado em 2010, que chegou a 74,4 milhões de toneladas. O minério de ferro é a principal mercadoria transportada na navegação interior, com 5,3 milhões de toneladas, 38% a mais que em 2010.
Fonte: http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/portos-e-logistica/15588-hidrovias-tentam-atrair-a-atencao-do-setor-privado em 28/05/2012.

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