O governo federal já faz investimentos significativos para que as
hidrovias elevem sua participação na matriz de transporte do país,
contribuindo com a expansão do comércio exterior, indica Adão Magnus
Marcondes Proença, diretor de infraestrutura aquaviária do Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Na visão dos armadores e do
empresariado, é preciso muita luta ainda para que o modal hidroviário
alcance a participação de 30% (atualmente é de 13%) na matriz brasileira
de transportes.
O Ministério dos
Transportes, observa o diretor da Antaq, identificou a necessidade de 46
eclusas para serem construídas nos rios brasileiros. E estabeleceu como
prioridade a construção de 27 delas. O custo total desse empreendimento
está estimado em R$ 11,6 bilhões, uma média de R$ 500 milhões por
eclusa.
"O Dnit tem 148
ações em curso no setor de hidrovias, visando melhorar a navegação e a
construção de novos terminais, com recursos beirando os R$ 2 bilhões. Só
na bacia do Paraná-Tietê, os investimentos programados estão em torno
de R$ 1 bilhão, dinheiro dos governos federal e estadual. É um começo
bastante promissor, mexe com a infraestrutura de transporte do Brasil",
diz ele.
Mas é preciso fazer mais, sustenta Tiago Pereira Lima,
diretor da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq). "O
transporte hidroviário pode ser uma boa oportunidade de negócios para o
setor privado.
É preciso atrair o empresariado para empreendimentos
estratégicos no setor hidroviário", afirma. Um dos grandes desafios do
setor, analisa Lima, está na construção de eclusas para melhor o
aproveitamento dos rios para navegação.
O crescimento do transporte hidroviário não é um mito, dizem os agentes
governamentais. Em 2011, ele foi responsável pelo envio de quase 80
milhões de toneladas. Um crescimento de 7,3% comparado em 2010, que
chegou a 74,4 milhões de toneladas. O minério de ferro é a principal
mercadoria transportada na navegação interior, com 5,3 milhões de
toneladas, 38% a mais que em 2010.
Fonte: http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/portos-e-logistica/15588-hidrovias-tentam-atrair-a-atencao-do-setor-privado em 28/05/2012.
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