terça-feira, 7 de maio de 2019

Brasil foi o campeão mundial de desmatamento em 2018

Mais uma vez o Brasil recebeu o título não honroso em nível global de campeão mundial em desmatamento no ano de 2018. De acordo com os dados do Global Forest Watch, foram desmatados somente no Brasil cerca de 1,3 milhão de hectares de florestas, sendo o país que mais perdeu árvores no ano passado.

A maior preocupação apontada pelo relatório do Global Forest Watch diz respeito à destruição continuada das florestas primárias, como são chamadas as áreas com as árvores mais antigas e que não são fruto de replantio.

A área desmatada foi de 7.900 km².de acordo com nota conjunta divulgada divulgada no dia 23/11/2018), pelos ministérios do Meio Ambiente e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Deste modo, o desmatamento na Amazônia cresceu 13,7% entre agosto de 2017 e julho de 2018.

Segundo o Greenpeace o desmatamento representou a perda de cerca de 1.185.000.000 (um bilhão, cento e oitenta e cinco milhões) árvores.

Abaixo segue um gráfico comparativo do desmatamento.

Lista de países que mais desmataram em 2018 (Fonte: G1 e BBC).


Desmatamento florestal na amazônia (fonte: Daniel Beltrá / Greenpeace).

Em termos mundiais, cerca de 12 milhões de hectares de florestas tropicais desapareceram em 2018, o equivalente a 30 campos de futebol por minuto. O levantamento mostra o complexo retrato do desmatamento em áreas densas de florestas na Amazônia, África e Indonésia.

Fontes:
https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/04/25/brasil-liderou-desmatamento-de-florestas-primarias-no-mundo-em-2018-mostra-relatorio.ghtml acessada em 07/05/2019.
https://www.greenpeace.org/brasil/blog/desmatamento-na-amazonia-cresce-137/ acessada em 07/05/2019.


quarta-feira, 10 de abril de 2019

Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado vai à Justiça para que a ANP exclua de leilão poços na região do Parque Nacional de Abrolhos

O Senador Fabiano Contarato (Rede-ES), na qualidade de presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, ingressou na Justiça Federal, na tarde de segunda-feira, dia 08 de abril de 2019, com uma ação de tutela cautelar antecedente, para que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) exclua sete blocos de petróleo da 16.ª Rodada de Licitações, prevista para ocorrer em outubro.

Esta ação foi necessária devido a uma denúncia publicada pelo Estado na segunda-feira, a qual revela que pareceres da área técnica do Ibama foram ignorados pelo presidente do órgão, para que sete blocos, parte deles localizados em região extremamente sensível de meio ambiente e próximo ao Parque Nacional de Abrolhos.

Parque Nacional de Abrolhos (Fonte: ICMbio)

"Como presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, não poderia me omitir. Razão pela qual me manifesto em propor ação na Justiça Federal, visando impedir que prossigam com a inclusão desses sete blocos na referida rodada de licitações. Também solicitamos a íntegra de todo o processo administrativo para que possamos analisar a possibilidade, inclusive, de novas medidas judiciais."

"Não podemos colocar a questão econômica acima da preservação do meio ambiente. Por isso, acabamos de ingressar na Justiça Federal. O jornal O Estado de São Paulo informa que o Presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, autorizou a inclusão de desses blocos, contrariando parecer técnico dos especialistas do próprio órgão", declararam os senadores, em nota sobre a ação.

"O presidente do Ibama, de acordo com a reportagem, entende que a falta de estudos em Jacuípe e Sergipe-Alagoas 'não se configura como fundamento técnico para a negativa de se levar blocos a leilão'. Considero esse entendimento muito temerário, em vista de ser obrigação do Ibama assegurar cautelas para que não tenhamos prejuízos ao meio ambiente. Abrir mão de estudos técnicos, certamente, não ampara uma decisão dessa envergadura", afirma o senador Fabiano Contarato.

Fontes: https://www.portosenavios.com.br/noticias/geral/presidente-de-comissao-do-senado-vai-a-justica-contra-leilao-de-petroleo-ao-lado-de-abrolhos-2?utm_source=newsletter_8825&utm_medium=email&utm_campaign=noticias-do-dia-portos-e-navios-date-d-m-y acesso em 10 de abril de 2019. 
http://http://www.icmbio.gov.br/parnaabrolhos/guia-do-visitante.html acesso em 10/04/2019.

quarta-feira, 13 de março de 2019

Refinaria de Pasadena da PETROBRÁS será comprada pela CHEVRON


Foi aprovada a venda da Refinaria de Pasadena da PETROBRAS para a CHEVRON dos Estados Unidos, pelo Conselho Administrativo de Atividades Econômicas (CADE).
Se conseguir concretizar a venda da refinaria de Pasadena, a Petrobras encerrará mais um polêmico projeto envolvendo irregularidades investigadas pela Operação Lava-Jato.
A PETROBRAS adquiriu em 2006 uma participação de 50% na refinaria e pagou US$ 360 milhões. Na época esse valor já tinha sido questionado por ser bem maior que o valor pago de US$ 42,5 milhões pela refinaria inteira pela belga Astra Oil.

Refinaria de Pasadena (Pat Sullivan - Associated Press)

A refinaria de Pasadena é antiga e tem capacidade para processar 100 mil barris diários de petróleo e capacidade de armazenamento de 5,1 milhões de barris de petróleo e derivados. O ativo inclui ainda terminal marítimo e logística, os estoques existentes além de um terreno localizado no canal marítimo de acesso a Houston.
Na época de sua compra a Petrobras alegava que a refinaria seria um primeiro passo para a entrada da estatal no refino nos Estados Unidos.
A PETROBRAS deverá divulgar ao mercado informações sobre este acordo.

Fontes:
https://www.portosenavios.com.br/noticias/geral/chevron-compra-refinaria-de-pasadena-da-petrobras-dizem-fontes acessado em 10 mar 2019.
https://www.portosenavios.com.br/noticias/geral/chevron-compra-refinaria-de-pasadena-da-petrobras-dizem-fontes acessado em 12 mar 2019.
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/05/1883173-pasadena-nao-faz-mais-sentido-estrategico-diz-chefe-da-petrobras.shtml acessado em 13 mar 2019.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Rompimento de mangote da plataforma P-58 provocou vazamento de Petróleo na Bacia de Campos

A Petrobrás está levantando as causas do rompimento do mangote da plataforma P-58 que provocou vazamento de 260 mil litros de petróleo, na região conhecida como Parque das Baleias, na parte capixaba da bacia de Campos, a cerca de 80 quilômetros da costa do Espírito Santo.

O IBAMA identificou uma mancha de 2,4 quilômetros de extensão por 0,55 quilômetros de largura e não foram avistados animais atingidos. Este, informou que continua monitorando o desastre ambiental com a Marinha e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O vazamento ocorreu durante operação de transferência de óleo da plataforma P-58 para um navio petroleiro, após o rompimento de um mangote (borracha para transferência), como informou a Petrobrás. No domingo dia 24 de fevereiro de 2019, em um sobrevoo, a empresa avaliou que as ações de respostas ao vazamento foram efetivas, "restando apenas uma mancha residual".


Imagem antiga da plataforma P-58.

O IBAMA acompanhou a operação de contenção do óleo, não há indicativo de que de que a poluição feita pela Petrobrás vá chegar às praias da região.

Um "Laudo técnico vai determinar a dimensão do dano ambiental e servirá de base para aplicação de sanções à Petrobrás", disse o Ibama em nota no domingo, 24/02/2019. 


Fontes:https://www.portosenavios.com.br/noticias/geral/petrobras-sobrevoa-local-de-vazamento-em-plataforma?utm_source=newsletter_8783&utm_medium=email&utm_campaign=noticias-do-dia-portos-e-navios-date-d-m-y acesso em 26 de fevereiro de 2019
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-brasil/2019/02/25/vazamento-de-oleo-da-p-58-ja-esta-sob-controle-e-nao-atingira-a-costa.htm acesso em 26 de fevereiro de 2019

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Quero ganhar o livro UM POETA APAIXONADO

No dia 10 de novembro foi lançado pela Academia de Letras de Teófilo Otoni o livro intitulado UM POETA APAIXONADO de autoria de Antônio Jorge de Lima Gomes, com registro no ISBN 978-85-69601-02-9.

Se você deseja ganhar um livro, serão escolhidas as 20 melhores frases (ou poesias) que forem enviadas para o link abaixo. 

É um livro de poesias que fala de paixão, amor e sentimentos. Para participar favor clicar no link abaixo, preencha os dados e escreva uma frase ou poesia no formulário que aparecer:

Link para preencher seus dados e a poesia:

Atenção
O formulário de participação também poderá ser acessado e preenchido automaticamente ao clicar na capa do livro abaixo:

Capa do Livro:
https://docs.google.com/forms/d/1TvigfVH4Q3C_jY6Iol-wUPkOXU4bwCe_rl6VC2L9pGc

A seleção será feita por uma comissão especial e o envio da frase poderá ser realizado até o dia 21 de março de 2019.

O  resultado será  divulgado neste blog no dia 22 de março de 2019 e a entrega será realizada na Câmara Municipal de Teófilo Otoni, na primeira sessão solene da Academia de Letras de Teófilo Otoni, possivelmente no último sábado de Março. Não serão feitas remessas por correio, pois o livro será entregue pessoalmente.

Boa Sorte e desejo a todos Boas Festas e um Feliz 2019.

O autor: Antônio Jorge de Lima Gomes

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

140 anos de emancipação da cidade de Teófilo Otoni (1878-2018)

Em 2018 estamos completando 140 anos da emancipação de Teófilo Otoni e a população de Teófilo Otoni, sempre vai guardar profundamente na sua história, as grandiosas ações do Conselheiro João da Matta Machado que permitiram o desenvolvimento da cidade e da região. Eternamente será um dos grandes amigos do povo Teófilo-otonense.

Foi de autoria do Conselheiro João da Matta Machado a Lei nº 98 de outubro de 1878, que autorizou a província a contratar o Engenheiro Miguel de Teive e Argolo para a construção da Estrada de ferro ligando Filadélfia (atual Teófilo Otoni) ao porto de Caravelas na Bahia, o que permitiu a construção da Ferrovia Bahia-Minas, motivado pelo apreço e respeito à figura empreendedora de Benedito Teófilo Otoni.

Também de sua autoria, foi aprovada no dia 29 de outubro de 1878 a Lei nº 177, que criou o Município de Filadélfia, que elevou o povoado de Filadélfia de forma direta à categoria de Cidade, sem passar pela fase de Vila, procedimento comum naqueles tempos.

O Conselheiro João da Matta Machado nasceu em Diamantina no dia 14 de novembro de 1850 e faleceu em Belo Horizonte no dia 06 de fevereiro de 1901. Filho de João da Matta Machado e Amélia Senhorinha Caldeira Brant, é o filho mais velho de uma família de 8 irmãos.

Casou-se com Luiza Bessa, filha do Comendador Manoel José Bessa e de Maria Constança Bessa. O seu pai João da Matta Machado era natural do Alto do Serro e compartilhava com as ideias liberais de Teófilo Otoni e apoiou a Revolução Liberal de 1842.

Aos 14 anos foi para o Rio de Janeiro estudar no colégio do Internato Santo Antônio. Formou-se na Faculdade de Medicina da Corte em 30 de setembro de 1874, onde na qualidade de estudante fundou a “Liga Escolástica” com o objetivo de unir os estudantes, sendo ele um dos mais assíduos redatores do Jornal “Radical Acadêmico”.

Aos 24 anos defendeu sua Tese de Doutorado na presença do Imperador intitulada “Da Educação Física, Intelectual e Moral da Mocidade do Rio de Janeiro e sua influência sobre a Saúde”, que foi aprovada com distinção. Na sua tese o Conselheiro João da Matta Machado condena o monopólio da Educação em nome dos princípios liberais e defende a democratização da cultura para que todos tenham acesso a ela, sem distinção de espécie alguma. Critica o regime do Internato Santo Antônio e lamenta sobre os castigos, privações e sofrimentos infligidos aos alunos, mostrando desde jovem sua vocação para a Medicina, Educação e Política.

Após formado retornou para Diamantina já na companhia de sua amada esposa Luiza Bessa, onde abriu um consultório médico e mais tarde se tornou provedor do Hospital Santa Isabel. Na política, foi eleito Deputado Provincial de Minas Gerais de 1878 a 1879. Nos anos seguintes foi eleito Deputado Geral nos períodos: 1882 a 1884, 1886 a 1889 e 1891 a 1901. Foi ministro dos Negócios Estrangeiros, de 6 de junho a 22 de dezembro de 1884 e primeiro Presidente da Câmara dos Deputados na história da república brasileira, de junho a outubro de 1891, abolicionista e conselheiro de Dom Pedro II, o que o eternizou como Conselheiro João da Matta Machado Junior.

Também convenceu o Imperador a mudar a proposta sobre a região das Missões, na época um litígio com a Argentina, trazendo uma solução arbitral, garantindo aos brasileiros, grande parte das terras do sul do Brasil.

Além da criação do Município de Teófilo Otoni, a ligação do Conselheiro João da Matta Machado Junior com a cidade vai muito além das Leis e dos movimentos liberais. Do total de 7 irmãos (3 homens e 4 mulheres), teve duas irmãs que moraram por muitos anos em Teófilo Otoni e criaram vínculos definitivos com a cidade. 

A primeira irmã: Maria Amélia da Mata Machado Versiani esposa do grande Engenheiro Pedro José Versiani que contribui para que os trilhos da Bahia-Minas chegassem à cidade de Teófilo Otoni. O casal teve vários filhos como Hilda Versiani Porto (mãe do Engenheiro Gilberto Otoni Porto) e Júlia Versiani Ferreira da Cunha esposa de Tristão Ferreira da Cunha, avó de Aécio Neves da Cunha.

A segunda irmã: Virginia Mata Machado de Figueiredo (esposa do médico Dr. João Antônio de Figueiredo que foi Deputado Estadual em várias legislaturas), mãe do Dr. Nerval de Figueiredo (pai do Jornalista e historiador Nelson de Figueiredo) e de Newton Figueiredo (detentor de grande acervo histórico de Teófilo Otoni).

Neste sentido, o Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri (IHGM) enaltece a história do Conselheiro João da Matta Machado, e criou a Cadeira número 7 da qual ele é o Patrono, atualmente ocupada pelo Engenheiro Gilberto Otoni Porto.

E, para que os  atos históricos do Conselheiro João da Matta Machado se eternizem na memória da cidade, o IHGM criou uma medalha condecorativa que homenageia grandes personalidades, que  atuaram a favor do Município de Teófilo Otoni, de tal modo que tenhamos referenciais históricos e sociais, no sentido de que todos possam contribuir constantemente por dias melhores para a sociedade Teófilo-Otonense.

                Teófilo Otoni, 09 de novembro de 2018.
                Prof. Dr. Antônio Jorge de Lima Gomes

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Aldeias de índios maxacalis estão enfrentando um surto de diarreia no Vale do Mucuri


De acordo com a Secretaria Regional de Saúde, são 197 casos de índios que apresentaram os sintomas da virose respectivamente nas aldeias de Pradinho e Água Boa, estas localizadas nas cidades de Bertópolis e Santa Helena de Minas, ambas no Vale do Mucuri.

A proliferação de doenças diarreicas, na maioria das vezes, está associada à veiculação hídrica (água) ou hábitos alimentares.

Em Pradinho, foram registrados 110 casos de diarreia, onde 45 destes foram internados em hospitais. Na aldeia de Água Boa foram 87 casos, com 30 internações.

Até terça-feira dia 27 de outubro de 2018, a situação se apresentava com 20 indígenas internados em três hospitais: 13 em Machacalis, 6 em Águas Formosas e um em Teófilo Otoni. Os casos começaram a ser registrados no último dia 14 e a situação está controlada na aldeia de Pradinho, mas segue crítica em Água Boa.

Segundo o G1, um óbito de uma criança da aldeia Pradinho foi confirmado, por conta da virose; uma outra criança morreu, mas as causas ainda estão sendo investigadas.

Segundo a superintendente da Secretaria Regional de Saúde, Márcia Elizabeth Alves Ottoni, a causa do surto ainda está sendo analisada. “A investigação está sendo feita pelo número total de casos, coleta de material para exames na Fundação Ezequiel Dias (FUNED), coleta de fezes, por ser um surto de diarreia e da água dos principais mananciais e reservatórios”.

Aldeia indígena dos maxacalis em Pradinho (fonte: G1).

Os hábitos e costumes de higienização dos indígenas são fatores que colaboram para a propagação desse tipo de surto nas aldeias. “A cultura, os hábitos de higiene, alimentação, acabam dificultando e colaborando para a proliferação de doenças diarreicas, de veiculação hídrica e alimentar”, explicou a superintendente da SRS, que afirmou também que a situação nas aldeias já está controlada.

A aldeia Pradinho tem uma população estimada em 958 indígenas, já em Água Boa, a população é de 843 índios.

Fonte: https://g1.globo.com/google/amp/mg/vales-mg/noticia/2018/10/31/indios-maxacalis-enfrentam-surto-de-virose-em-aldeias-no-vale-do-mucuri-diz-superintendencia-regional-de-saude.ghtml acessado em 02/11/2018

Um país se fortalece com educação e livros

  No dia 10 de junho se comemora o Dia de Camões. Esta data foi instituída no ano de 1880 em Portugal pelo Rei D. Luís I, vinte anos antes d...