quarta-feira, 10 de abril de 2019

Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado vai à Justiça para que a ANP exclua de leilão poços na região do Parque Nacional de Abrolhos

O Senador Fabiano Contarato (Rede-ES), na qualidade de presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, ingressou na Justiça Federal, na tarde de segunda-feira, dia 08 de abril de 2019, com uma ação de tutela cautelar antecedente, para que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) exclua sete blocos de petróleo da 16.ª Rodada de Licitações, prevista para ocorrer em outubro.

Esta ação foi necessária devido a uma denúncia publicada pelo Estado na segunda-feira, a qual revela que pareceres da área técnica do Ibama foram ignorados pelo presidente do órgão, para que sete blocos, parte deles localizados em região extremamente sensível de meio ambiente e próximo ao Parque Nacional de Abrolhos.

Parque Nacional de Abrolhos (Fonte: ICMbio)

"Como presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, não poderia me omitir. Razão pela qual me manifesto em propor ação na Justiça Federal, visando impedir que prossigam com a inclusão desses sete blocos na referida rodada de licitações. Também solicitamos a íntegra de todo o processo administrativo para que possamos analisar a possibilidade, inclusive, de novas medidas judiciais."

"Não podemos colocar a questão econômica acima da preservação do meio ambiente. Por isso, acabamos de ingressar na Justiça Federal. O jornal O Estado de São Paulo informa que o Presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, autorizou a inclusão de desses blocos, contrariando parecer técnico dos especialistas do próprio órgão", declararam os senadores, em nota sobre a ação.

"O presidente do Ibama, de acordo com a reportagem, entende que a falta de estudos em Jacuípe e Sergipe-Alagoas 'não se configura como fundamento técnico para a negativa de se levar blocos a leilão'. Considero esse entendimento muito temerário, em vista de ser obrigação do Ibama assegurar cautelas para que não tenhamos prejuízos ao meio ambiente. Abrir mão de estudos técnicos, certamente, não ampara uma decisão dessa envergadura", afirma o senador Fabiano Contarato.

Fontes: https://www.portosenavios.com.br/noticias/geral/presidente-de-comissao-do-senado-vai-a-justica-contra-leilao-de-petroleo-ao-lado-de-abrolhos-2?utm_source=newsletter_8825&utm_medium=email&utm_campaign=noticias-do-dia-portos-e-navios-date-d-m-y acesso em 10 de abril de 2019. 
http://http://www.icmbio.gov.br/parnaabrolhos/guia-do-visitante.html acesso em 10/04/2019.

Um comentário:

  1. Olha aí o cara me representando! eu tinha certeza de que meu voto não seria em vão...
    Mas num governo que está destruindo o próprio IBAMA pra defender os interesses sórdidos do compadrio fica difícil acreditar num país melhor...Tomara, ainda tenho alguma esperança de que esse país acorde deste pesadelo, e salve alguma coisa. Força Contarato! Estamos juntos!

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário.

Posse de Antonio Jorge de Lima Gomes na cadeira 8 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Ocorreu no dia 23 de Março de 2024, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) em Belo Horizonte, a posse de Antoni...