sexta-feira, 7 de março de 2014

Rio de Janeiro torna obrigatória a divulgação dos autores dos projetos arquitetônicos nas edificações

A Prefeitura do Rio de Janeiro tornou obrigatória a divulgação dos nomes dos autores de projetos de edificações em todos os projetos aprovados e licenciados na cidade do Rio de Janeiro.
O nome dos autores pode ser o civil, ou da razão social da empresa quando o projeto for realizado por uma empresa.
Esta é uma medida que o CAU estava exigindo há algum tempo, como proteção à criação e intelectualidade na elaboração de projetos arquitetônicos.
A medida segue o decreto nº 38314.
Esta medida ainda estabelece que os nomes dos autores devem ser divulgados nas comunicações visuais fixadas na fachada da construção e que as placas precisam estar em bom estado de conservação.
A medida também  estabelece que é responsabilidade do proprietário ou ocupante do imóvel manter o bom estado de conservação do elemento de identificação.
O decreto foi baseado na legislação que diz que é dever do arquiteto e urbanista ou da sociedade de prestação de serviços de arquitetura indicar o nome civil ou razão social do(s) autor(s) e executante(s) do serviço, o número do registro do CAU local e a atividade a ser desenvolvida, em documentos, peças publicitárias, placas ou outro elemento de comunicação dirigida ao público geral.


Clique abaixo para ler a íntegra do decreto:

http://doweb.rio.rj.gov.br/do/navegadorhtml/?edi_id=2334
Fonte: http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/noticias/prefeitura-do-rio-de-janeiro-torna-obrigatoria-divulgacao-de-autoria-308043-1.aspx acessado em 07/032014.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Maior Usina de Energia Solar do mundo atual entrou em operação

Começou a operar no dia 13 de fevereiro de 2014, aquela que é considerada atualmente a maior usina solar do mundo, a Ivanpah Solar Electric Generating System, na Califórnia, Estados Unidos.

A Ivanpah Solar Electric Generating System será capaz de abastecer cerca de 140 mil casas. Com isso, uma redução de 400 mil toneladas métricas nas emissões de CO2 é esperada por ano.
Este empreendimento contou com o investimento de 1,6 bilhão de dólares, tendo a capacidade para gerar 392 megawatts de energia.
Esta usina solar pertence às empresas NRG Energy, BrightSource Energy e Google e está localizada em uma área de 13 km².
Possui um total de 300.000 placas solares de 2 m de altura e 3 m de largura, a capacidade do complexo é quatro vezes maior do que a usina de Shams 1, nos Emirados Árabes, que era a maior do mundo.

O complexo terá, ao todo, três torres com 140 m de altura cada. A usina poderá gerar 30% de toda a energia solar térmica atualmente produzida nos Estados Unidos.
 
Foto: Fonte: Ambiente e Energia (2014)

As obras foram iniciadas em 2010 e empregou cerca de 3.000 trabalhadores. Segundo o governo americano, com a redução de energia, o grande investimento está previsto para ser totalmente pago em 30 anos.

Devido a problemas jurídicos, a usina atrasou um pouco para entrar em operação. Inicialmente, a estrutura estava prevista para começar a funcionar no dia 31 de dezembro de 2013. A NRG será a operadora da usina.
Fonte: https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2014/02/usina-solar-google-comeca-operar-com-300-mil-placas-fotovoltaicas/23863 acessado em 26/02/2014.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Concretagem da fundação do maior edifício residencial da América do Sul em Santa Catarina levou apenas 5 dias

O número total foi de 775 caminhões betoneira utilizados na concretagem. A concretagem foi realizada em cinco dias consecutivos de segunda-feira (10/02/2014) a sexta-feira (14/02/2014) das 7 horas às 12 horas e das 13 horas às 18 horas.
A fundação adotada para a construção da torre foi a de estaca escavada com polímero de diâmetro de 1,5 metros e 28 metros de profundidade. Dentro delas foram colocados, junto com a ferragem até o final da estaca, três tubos de aço com 500 mm de diâmetro para posterior execução das estacas raiz (abaixo dos 28 metros) para "pinar" na rocha.
O bloco da fundação tem área total de 1.090 m² e cinco metros de profundidade. Com o desconto do volume da armadura, de 590 toneladas, o volume final da concretagem foi de 5.300 m³.
Concluída a fase inicial muito crítica, o ciclo de betoneiras ficou de duas e duas horas, o trânsito da região não foi alterado e tudo transcorreu na normalidade na região.
De acordo com os engenheiros, a movimentação e o descarregamento das betoneiras tiveram seus momentos críticos. "Na primeira carga de cada dia, descarregamos até às 9 horas da manhã aproximadamente 300 m³ (40 caminhões). Esse momento foi o mais crítico, mas o canteiro de obras é grande e conseguimos contornar", afirma Bigarella. 
O concreto utilizado possui duas resistências (30 MPa e 45 Mpa). Segundo André Bigarella, gerente de obras da FG Empreendimentos, essa divisão foi feita, principalmente, para diminuir o calor de hidratação e também para redução de custo. "Já os aditivos utilizados no processo foram para retardar a reação do cimento, fazendo todo concreto lançado iniciar a secagem junto, e para reduzir a água e tornar o concreto auto adensável", explica o engenheiro. Esta decisão dispensou o uso de vibradores, facilitando a logística.

Foto do local (portal Piniweb)

Após a concretagem os engenheiros ficaram aguardando o concreto baixar a temperatura, que alcançou mais de 65° C.
Fonte: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/obras/concluida-concretagem-da-fundacao-do-maior-edificio-residencial-da-america-307673-1.aspx acessado em 24/02/2014.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Nova ponte vai interligar o Brasil com o Paraguai

O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) publicou um novo edital para a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Paraná, ligando o Brasil e o Paraguai, tendo em vista o limite de uso da atual Ponte da Amizade.
A ponte, que terá 760 metros de comprimento, ligará a cidade de Foz do Iguaçu e Presidente Franco, próximo à fronteira com a Argentina.
A solução estrutural adotada deverá ser o tipo ponte estaiada e os envelopes com as propostas serão abertos no dia 27 de março às 10 horas.


Ainda de acordo com o edital, prevê ao vencedor a construção do novo empreendimento, além dos estudos e projetos básico e executivo.
Pelo edital, o prazo para a execução da obra é de 1.050 dias corridos. A previsão do Governo Federal é que o empreendimento ajuda a desafogar o trânsito na Ponte da Amizade, já existente, que liga Brasil ao Paraguai.
O antigo edital foi considerado “fracassado” por não se ter chegado a um acordo quanto ao valor mínimo estimado pelo Governo Federal para a obra. A nova licitação ocorrerá em Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC).
No edital antigo, em abril do ano passado, os menores preços propostos pelos consórcios foram entre R$ 243,8 milhões e R$ 224,9 milhões. Na ocasião, o presidente da Comissão Especial de Licitação das propostas, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, apresentou uma contraproposta de R$ 195 milhões, entretanto o valor não foi aceito por nenhum dos concorrentes.


Fonte: http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/Transporte/dnit-lanca-nova-licitacao-para-construcao-de-segunda-ponte-entre-305274-1.aspx aacessado em 16/02/2014.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Senhora de 84 anos carrega um feto morto no abdômen há 44 anos

Uma senhora aposentada de 84 anos carrega um feto no abdômen há 44 anos, cuja descoberta ocorreu em uma Unidade de Saúde da Família de Natividade no Estado de Tocantins.
Ao consultar o médico José Dias, foi diagnosticado o abdômem com tumuração. Um pedido de um raio-x  foi feito e a constatação foi feita pela ginecologista, Marta Janete Dias Campos, que fez o encaminhamento da paciente para o Hospital Regional de Porto Nacional, a 66 km de Palmas, para fazer novos exames.
Segundo a ginecologista e obstetra Gesneria Saraiva Kratka, que atendeu a idosa em Porto Nacional, a mulher foi até a unidade fazer exames após sentir náuseas e fortes dores no estômago e acabou descobrindo o fato inusitado.
Segundo a médica, a mulher, que é moradora de Natividade, prefere não se identificar. Ela contou à ginecologista que há 44 anos engravidou. Apesar de não ter feito o pré-natal, já que na época não havia médicos no município, ela percebeu o bebê crescendo e a gravidez evoluindo. Após algumas semanas, a mulher sentiu fortes dores e procurou um curandeiro. "O homem passou remédios e ela disse que se sentiu melhor. A barriga não cresceu mais, o bebê parou de movimentar e ela pensou que tinha abortado", relatou Gesneria.
O feto morreu, mas continuou no abdômen da mulher. Vejam Raiox X.

Raios X com o feto de 44 anos em processo de calcificação (fonte: G1 TO)

A médica explicou que a gravidez dela foi ectópica (fora do útero). Segundo a ginecologista, com o passar do tempo houve uma organização no próprio organismo, uma adaptação, que permitiu que a idosa passasse 44 anos sem sofrer complicações na saúde por causa do feto morto.
"Pela ultra-som não foi possível ver o feto. Nós fizemos um raio-x. Pelo exame é possível ver o rosto, os ossos dos braços, das pernas, as costelas e a coluna. Algumas partes estão 'borradas', estão em uma fase de calcificação e tiveram o aspecto modificado. É provável que o feto tenha morrido na 20ª semana, no máximo na 28ª", explicou Gesneria.
A idosa ficou surpresa com a novidade, mas disse à médica que não quer fazer a cirurgia para a retirada do feto. "Ela é viúva e disse que se o feto ficou durante todos estes anos dentro dela, ela prefere não tirar". Mas a ginecologista alertou que é importante fazer a cirurgia porque o feto pode trazer riscos à saúde dela. "Pode haver obstrução da alça intestinal, cólicas, retenção de fezes, aderência, tudo pode acontecer".

Segundo a médica, um caso como esse é muito raro. "É sobrenatural. Mas ela não teme complicações. Nós vamos fazer novos exames para ver mais detalhes e depois vamos conversar com os parentes dela para ver se eles a liberam para fazer cirurgia". A médica ainda disse que já tinha visto casos parecidos, mas nenhum deles a mulher ficou por tanto tempo carregando um feto morto.

Fonte: http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2014/02/idosa-descobre-que-carrega-feto-morto-no-abdomen-ha-44-anos.html acessado em 09/02/2014.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

A empresa estatal Pré-Sal Petróleo (PPSA) vai realizar concurso para 150 vagas

A empresa estatal Pré-Sal Petróleo – PPSA, que foi criada para gerenciar e fiscalizar contratos de exploração de petróleo sob regime de partilha nos campos do pré-sal, no decorrer ano vai contratar em torno de 30 funcionários em cargos comissionados, e destes, 14 serão admitidos brevemente.
A PPSA vai contratar cerca de 150 pessoas por concurso público, o qual ainda não tem data prevista, mas os aprovados deverão ser admitidos apenas a partir de 2015.
Uma das atribuições da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural - Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), criada pelo Decreto 8.063/2013, é acompanhar o desenvolvimento do Campo de Libra, localizado na Bacia de Santos, em São Paulo. O leilão de Libra, realizado em outubro do ano passado, resultou no primeiro contrato de partilha do pré-sal. O contrato foi assinado em dezembro entre o governo federal e o consórcio formado pela Petrobras (40%) e pelas companhias Shell (20%), Total (20%), CNPC e CNOOC, com 10% de participação cada uma.
O Campo de Libra tem orçamento estimado entre US$ 400 milhões e US$ 500 milhões para este ano. Segundo Pedrosa, o início da produção de Libra está previsto para o final de 2016.
O teste de longa duração (TLD) d campo de Libra deverá iniciar em 2016. Esse tipo de teste é feito na fase de exploração do campo e permite às empresas participantes do consórcio obter mais informações sobre as características do reservatório, contribuindo para a elaboração do projeto definitivo de produção.
Estas informações foram dadas pelo diretor-presidente da empresa, Oswaldo Pedrosa, após encontro promovido pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip). "Temos o propósito de iniciar o processo de concurso, mas não contrataremos ninguém (concursado) neste ano", disse. Este, ainda defendeu a flexibilização das regras de conteúdo local no Campo de Libra, por acreditar que isso possibilitará maior controle sobre os custos do empreendimento. Segundo ele, alguns produtos e serviços nacionais podem ser menos competitivos do que os dos concorrentes estrangeiros, o que poderia, inclusive, prejudicar a União na parcela a que terá direito nos resultados financeiros do campo.

Fonte: Agência Brasil e http://geofisicabrasil.com/noticias/204-clipping/5839-pre-sal-petroleo-tera-funcionarios-concursados-a-partir-de-2015.html acessado em 02/02/2014.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Mensalão mineiro quase em prescrição continua nas gavetas do STF

O mensalão mineiro foi um esquema muito bem arquitetado de desvios de recursos públicos, conduzido supostamente pelo publicitário Marcos Valério no Estado de Minas Gerais.
As denúncias sobre o mensalão mineiro narram fatos ocorridos na eleição ao governo de Minas Gerais em 1998, cinco anos antes da revelação do escândalo do mensalão do PT.
O mensalão mineiro ocorreu durante as eleições de 1998, e possivelmente teria sido articulado por Clésio Andrade.
De acordo com a PGR Azeredo foi o principal beneficiado por ser, na época, o candidato ao governo do Estado de Minas Gerais.

Foto de Azeredo (Fonte: ig.com.br em 29/01/2014).

O deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB) e o senador Clésio Andrade (PMDB), réus do chamado mensalão mineiro no Supremo Tribunal Federal (STF), vão tentar se livrar das acusações pelos crimes de peculato (desvio de recursos cometidos por agentes públicos) e lavagem de dinheiro alegando que há erros na denúncia do Procuradoria-Geral da República (PGR) e que alguns documentos incluídos nos autos são falsos.
Mas o julgamento, caso não ocorram novos atrasos, deve acontecer apenas no primeiro semestre deste ano, dois anos após o julgamento do mensalão petista.

Fica uma pergunta muito grave?

Se o mensalão mineiro foi pelo menos cinco anos antes do PT quais as razões de não ser julgado primeiro? Porque o STF está protegendo o pessoal do PSDB e do PMDB, e apenas acusando os do PT?

Onde está a justiça e a seriedade do STF?
Será que é de fato um Tribunal que pratica de fato a Justiça?

A sociedade que me responda.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-01-29/reu-do-mensalao-mineiro-azeredo-alegara-falsidade-de-documentos-em-sua-defesa.html em 29/01/2014

Um país se fortalece com educação e livros

  No dia 10 de junho se comemora o Dia de Camões. Esta data foi instituída no ano de 1880 em Portugal pelo Rei D. Luís I, vinte anos antes d...