quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Brasil teve receita de R$ 8,2 bilhões com arrecadação sobre a produção de petróleo e gás no segundo trimestre de 2018


Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP) aumentou a arrecadação de participação especial sobre a produção de petróleo e gás natural no Brasil no segundo trimestre de 2018. As receitas totalizaram R$ 8,2 bilhões no período, valor superior aos R$ 6,4 bilhões arrecadados no primeiro trimestre.

A distribuição dos recursos será feita em meados de agosto. Os valores serão repassados para a União (50%), Estados (40%) e municípios (10%). Entre os Estados, o Rio de Janeiro receberá R$ 2,5 bilhões, seguido de São Paulo (R$ 400 milhões) e Espírito Santo (R$ 300 milhões).

A participação especial é uma compensação financeira extraordinária devida pelas petroleiras e que incide sobre os campos de grandes volumes de produção.

Os recordes sucessivos na arrecadação de participação especial podem ser explicados, basicamente, pela valorização do preço do barril do petróleo, no mercado internacional, e pelo aumento da produção no pré-sal - onde estão concentrados os campos de maior produtividade do país.

Entre os municípios, Maricá (RJ) e Niterói (RJ) estão entre os principais beneficiados, por estarem na área de influência de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos, o maior campo hoje em produção no país.

Segundo a ANP, três dos cinco maiores campos produtores de petróleo do país estão no pré-sal: Lula e Sapinhoá (Bacia de Santos) e Jubarte (Bacia de Campos). A produção no pré-sal acumula uma alta de 1,6% no ano, até maio, frente aos cinco primeiros meses de 2017. Ao todo, foram produzidos, em média, 1,771 milhão de barris diários de óleo equivalente (BOE/dia) na região, até maio.


Principais campos produtores de petróleo e gás do Brasil (fonte: Petrobrás).

Além da participação especial, União, Estados e municípios também arrecadam com os royalties - que por sua vez incidem sobre todos os campos de óleo e gás do país. Segundo dados da ANP, as receitas de royalties totalizaram R$ 8,019 bilhões entre janeiro e maio, o que representa uma alta de 25% ante igual período de 2017.

Fonte: https://www.portosenavios.com.br/noticias/ind-naval-e-offshore/arrecadacao-sobre-grandes-campos-bate-recorde?utm_source=newsletter_8617&utm_medium=email&utm_campaign=noticias-do-dia-portos-e-navios-date-d-m-y aacesso em 01 de agosto de 2018.

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Governo Brasileiro pretende leiloar 17 áreas portuárias ainda em 2018

Até o fim de 2018 o governo brasileiro pretende licitar mais 17 áreas portuárias. A previsão é que os leilões comecem em setembro e vão até novembro deste ano. O objetivo é que com os leilões os valores alcancem R$ 2,5 bilhões em investimentos.

Para os leilões de setembro, estão previstos três leilões. O primeiro leilão será de uma área em Santos (SP) para granéis líquidos, depois uma no porto de Santana (AP) para cavaco de madeira, e uma em Miramar (PA) para GLP, onde esta última licitação está a cargo da Companhia Docas do Pará (CDP).

Em novembro, o governo leiloa a área em Santos hoje ocupada pela Pérola destinada à movimentação de granéis como fertilizantes e sal. A empresa tem entre os acionistas a Rodrimar, alvo do inquérito que apura irregularidades na edição do Decreto dos Portos.

Outras três áreas serão colocadas em consulta pública e nos próximos dias o governo encaminha ao Tribunal de Contas da União (TCU) mais dez áreas para arrendamento. Diante da greve dos caminhoneiros, que expôs a carência de armazenagem de combustíveis no país, o governo vai se debruçar sobre a licitação de terminais que estocam esse tipo de carga, disse o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski. Por isso, três das áreas que vão para o TCU são para líquidos, no porto de Cabedelo (PB).

Além disso, o governo está negociando a prorrogação antecipada de três contratos mediante novos investimentos. O diretor do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) responsável pela área portuária, Diogo Piloni, afirmou que desde a nova Lei dos Portos, de 2013, há três frentes de investimentos. Em terminais de uso privado, os chamados TPUs; em prorrogações antecipadas de arrendamentos; e em novas licitações. As duas primeiras frentes somaram investimentos de R$ 30 bilhões, mas a terceira está deslanchando agora. "Vamos trabalhar para que todos esses leilões sejam feitos ainda neste ano, mas eventualmente algum pode ficar para janeiro", afirmou Piloni.

Fonte:  Valor e https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/17-terminais-portuarios-vao-a-leilao-somando-r-2-5-bi-em-investimento?utm_source=newsletter_8615&utm_medium=email&utm_campaign=noticias-do-dia-portos-e-navios-date-d-m-y acesso em 30 de julho de 2018.

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Fabricantes vão diminuir para 25 kg peso do saco de cimento


Os fabricantes de cimento têm até dezembro de 2028 para se adequar à nova regra, que é fabricar sacos de cimento com 25 kg e eliminar os de 50 kg.

O objetivo é aproximar a indústria brasileira das normas internacionais relativas à proteção da saúde do trabalhador.

A longo prazo os trabalhadores estão sujeitos a problemas como dorsalgias, lombalgias, hérnias discais, lesões em articulações do joelho e cotovelo e outras doenças osteomusculares e muscoesqueléticas.
Após dezembro de 2028, somente os sacos voltados para exportação que poderão ser mais pesados, caso ainda haja em estoque sacos com o peso acima do novo limite, esses não poderão ser mais comercializados no Brasil.

Este resultado é fruto do Ministério Público do Trabalho e 33 empresas produtoras de cimento assinaram, após quatro anos, realizarem um acordo para reduzir de 50 kg para 25 kg o peso dos sacos do produto comercializado no Brasil.

Segundo Ronaldo Fleury, procurador-geral do MPT, nos últimos seis anos o setor da construção gastou R$ 28 bilhões com a Previdência Social, por afastamento de trabalhadores por motivo de acidentes de trabalho.

Fonte:https://www.aecweb.com.br/cont/n/fabricantes-fazem-acordo-para-reduzir-peso-do-saco-de-cimento_17561?utm_source=sales_force&utm_medium=email&utm_term=&utm_content=&utm_campaign=boletim_aec_noticia_semanal Acesso em 21 de junho 2018.

segunda-feira, 26 de março de 2018

Neve Laranja: Um fenômeno natural e temporário


De vez em quando vários países da Europa se deparam com uma neve de cor laranja, bem diferente da tradicional e já conhecida neve branca.

Este fenômeno ocorre em média a cada cinco anos e segundo meteorologistas é causado pela mistura de areia oriunda de tempestades do deserto do Saara, na África, com neve e chuva. 

Dependendo das concentrações de areia, muitas pessoas percebem a presença desta em suas bocas. 

Neste ano de  2018, durante a realização dos jogos de inverno da Rússia, este fenômeno despertou atenção de frequentadores e de muita gente que desconhecia esta coloração diferente da neve.

Nos último dias, este fenômeno despertou atenção pelo seu colorido diferenciado e muitas imagens circularam nas redes sociais da Rússia, Bulgária, Ucrânia, Romênia e Moldávia, onde foi possível ver como a neve ganhou um aspecto alaranjado. 

Nas fotografias (1) e (2) observa-se a areia misturada com a neve, o que explica que o fenômeno é resultado da mistura de areia do deserto do Saara. (Fotos: Margarita Alshina).

Na fotografia (3) constata-se que a neve laranja não atrapalha os esportes e tem esquiadores em ação na neve da Rússia (Foto: Ksusha Knopik).

 Fotografia 1 - Neve laranja (Foto: Margarita Alshina e Fonte: G1).

  Foto 2 - Esquiadores e snowboarders (Foto: Margarita Alshina e Fonte G1).

Foto 3 - Esquiadores na neve da Rússia (Foto: Ksusha Knopik e fonte G1).


Fontes:
https://www.theguardian.com/world/2018/mar/26/orange-snow-transforms-eastern-europe-into-mars
https://g1.globo.com/natureza/noticia/estranho-fenomeno-da-neve-laranja-intriga-paises-do-leste-europeu-veja-imagens.ghtml

domingo, 4 de março de 2018

Livro com o primeiro Plano Municipal da Mata Atlântica de Teófilo Otoni e primeiro do Estado de Minas Gerais

O livro está disponível abaixo para download, apenas precisa clicar na imagem da capa abaixo, o primeiro Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica do Município de Teófilo Otoni (PMMATO), sendo este também o primeiro do Estado de Minas Gerais.

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxhbnRvbmlvam9yZ2VkZWxpbWFnb21lc3xneDo1ZGEwM2M1NmYwY2M5ZjYz 

 

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Entrou em operação na Bahia a maior usina solar do Brasil

Iniciou a produção de energia solar no parque de Horizonte, situado em Tabocas do Brejo Velho, na Bahia, pela empresa italiana Enel Green Power, sendo no momento a maior planta de produção de energia solar da Bahia e do Brasil.

A Enerray, empresa controlada pela Seci Energia do Grupo Industrial Maccaferri, através da Enerray Usinas Fotovoltaicas, foi a escolhida pela empresa italiana Enel Green Power para a construção da planta na cidade de Tabocas do Brejo Velho, a cerca de 800 quilômetros de Salvador.

Sua produção ainda é parcial e quando estiver em pleno funcionamento, o parque de Horizonte, que tem 330 mil painéis solares, poderá gerar mais de 220 GWh por ano.

Segundo estimativas de consumo, o valor a ser produzido será capaz de suprir as necessidades energéticas de aproximadamente 108 mil famílias brasileiras.

Enel Green Power investe em energia solar no município de Tabocas do Brejo Velho. Bahia.


Foram investidos US$ 110 milhões na planta, que tem capacidade instalada de 103 MW. O dinheiro veio de recursos próprios e de um financiamento do Banco do Nordeste. 

Quando a planta estiver concluída terá capacidade de 254 MW, com uma produção anual de energia de 500 GWh, passando a ser a maior usina solar fotovoltaica da América Latina, ultrapassando a Usina Solar de El Romero, no Chile com 247MW.

Fontes: http://www.jornalgrandebahia.com.br/2016/02/tabocas-do-brejo-velho-tera-a-maior-usina-de-energia-solar-da-america-latina/ acesso em 17 fev 2018.
https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2018/02/italiana-enel-inicia-operacao-de-parque-solar-na-bahia.html acesso em 18 fev 2018.

Um país se fortalece com educação e livros

  No dia 10 de junho se comemora o Dia de Camões. Esta data foi instituída no ano de 1880 em Portugal pelo Rei D. Luís I, vinte anos antes d...