terça-feira, 24 de junho de 2025

Rio São Francisco terá nova Hidrovia interligando Pirapora em Minas Gerais com Juazeiro na Bahia e Petrolina em Pernambuco

O projeto prevê uma extensão navegável no Rio São Francisco de 1.371 km interligando a cidade de Pirapora em Minas Gerais com as cidades de Juazeiro na Bahia e Petrolina em Pernambuco.

São previstas a movimentação de cargas de cinco milhões de toneladas, entre estas cargas estão principalmente insumos agrícolas, grãos, bebidas, gesso, calcário, sal e minérios.

Esta  iniciativa promete transformar o fluxo de cargas entre o Centro-Sul e o Nordeste brasileiro, oferecendo uma alternativa mais econômica e ambientalmente sustentável. Na figura a seguir temos um mapa com a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.



Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a hidrovia será estratégica para o desenvolvimento da região. Ele informou que, ainda em junho, vai assinar a delegação das obras para a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que ficará responsável pela condução do projeto. Na sequência, serão realizados os estudos técnicos necessários.

O projeto foi dividido em três etapas. Na figura abaixo percurso navegável da hidrovia com sua área de influência.



Na primeira etapa, as operações se concentram em um trecho de 604 quilômetros entre Juazeiro, Petrolina, Sobradinho e Ibotirama, na Bahia. As cargas poderão ser escoadas por rodovias até o Porto de Aratu-Candeias, na Baía de Todos-os-Santos.

A segunda etapa abrange 172 quilômetros entre Ibotirama, Bom Jesus da Lapa e Cariacá, também na Bahia, com conexão ferroviária até os portos de Ilhéus e Aratu-Candeias.

Na terceira e última etapa, a hidrovia se estende até Pirapora, em Minas Gerais, com mais 670 quilômetros de navegação.

Este projeto contempla ainda a integração com outros modais de transporte, como ferrovias e rodovias, potencializando a eficiência logística regional.

Fontes:

https://insights.logcomex.com/noticias/portos-n/projeto-hidroviario-do-velho-chico-deve-movimentar-5-milhoes-de-toneladas-ja-no-primeiro-ano/

https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/45686-rio-sao-francisco-tera-nova-hidrovia-ligando-o-sudeste-ao-nordeste-com-impacto-direto-na-bahia

domingo, 1 de junho de 2025

Milton Nascimento foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

O título de Doutor Honoris Causa é a máxima distinção concedida por uma universidade a uma pessoa que produziu fatos importantes em favor da sociedade. O nome tem origem do latim e significa “por causa de honra”. Por isso, esse título é dado em reconhecimento a pessoas que fizeram um importante trabalho independente da formação profissional, ou seja, é o reconhecimento histórico de uma criação artística, cultural, técnica ou científica.

Milton Nascimento aos 82 anos de idade, recebeu o título de doutor 'honoris causa' pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A honraria foi entregue ao cantor e compositor pelo reitor da instituição, Heron Laiber Bonadiman, em cerimônia realizada na casa do agraciado.

Milton Nascimento é um cantor e compositor reconhecido nacional e internacionalmente por sua carreira de enormes sucessos, sendo considerado como uma das maiores vozes e talentos da música contemporânea.  

Foi vencedor de festivais de música ao longo de sua trajetória e vencedor do Prêmio Grammy no ano de 1998, com o álbum Nascimento. O caráter formador de suas composições tem sempre a identidade da cultura, do povo e das características musicais de Minas Gerais.

O título a Milton Nascimento foi concedido com base nos termos da Resolução Consu nº 20, de 8 de agosto de 2008, que diz em seu Artigo 2º: “O título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades nacionais ou estrangeiras, não pertencentes à UFVJM, que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das ciências, letras ou artes e aos que tenham beneficiado de forma excepcional a humanidade, o país, ou prestado relevantes serviços à universidade”.

A seguir algumas imagens da cerimônia realizada no dia 30 de abril de 2025 na residência do agraciado, em que o atual Reitor Dr. Heron Laiber Bonadiman entregou o título a Milton Nascimento de Doutor Honoris Causa.










Fontes:

https://portal.ufvjm.edu.br/agendas/eventos/2025/20-anos-da-ufvjm

https://www.andifes.org.br/2024/12/19/ufvjm-concede-titulo-de-doutor-honoris-causa-a-milton-nascimento/

https://odia.ig.com.br/diversao/2025/05/7063070-milton-nascimento-recebe-titulo-de-doutor-honoris-causa-pela-ufvjm-honrado-e-feliz.html


Nova descoberta de petróleo na Bacia de Campos pela Petrobras

  A empresa Petrobras anunciou na segunda-feira (17/11/2025) a descoberta de petróleo de alta qualidade em uma área do pós-sal na Bacia de ...