sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Ferrovia Transnordestina espera retomar as obras em março de 2020


A Transnordestina é uma ferrovia delineada para unir o interior do Piauí, em Elizeu Martins, cortando os estados de Pernambuco e Ceará, desembocando nos portos de Suape (PE) e Pecém (CE). No entanto, até o presente momento pouco mais da metade da obra foi realizada.

O empreendimento, que é de interesse do governo federal, vem sendo construído aos poucos desde 2006.

A Transnordestina Logística S.A., empresa privada responsável pela construção e operação da Ferrovia Nova Transnordestina, espera retomar as obras da ferrovia destinada a ligar os portos de Pecém, no Ceará, ao de Suape, em Pernambuco.

Os recursos públicos previstos foram muitas vezes suspensos. O orçamento inicial dos 1.750 km de extensão, já mais que duplicou desde então. Já foram gastos cerca de R$ 6,5 bilhões e a estimativa da empresa é que faltariam ainda R$ 7 bilhões para concluir toda a obra.

Abaixo segue a Figura 1 com os trechos já executados e o que precisa ser realizado para concluir a ferrovia.

Figura 1 - Trechos executados e que precisam ser construídos da Ferroviária Transnordestina.

Para dar continuidade às obras da ferrovia da Transnordestina Logística a partir de março do próximo ano, os acionistas da empresa, que tem a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) como controladora, têm pela frente o desafio de garantir R$ 836 milhões em recursos.

Os investimentos na obra estão sendo alocados em sete lotes - quatro deles no Piauí, num trecho de 200 km, e três lotes no Ceará, ao longo de 150 km. A prioridade, no momento, explicou a fonte, são obras de infraestrutura - abertura de frentes no trajeto e preparação do terreno para ser a base de recebimento futuro dos dormentes e trilhos.

As obras foram retomadas em setembro de 2019 e estão em andamento a construção de dois trechos da ferrovia, com investimentos de R$ 257 milhões da CSN.

Fonte:

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