A crise global está sendo
alavancada pela excessiva produção de petróleo, muito maior que o consumo mundial.
A armazenagem global de
petróleo chegou ao limite máximo possível para seu armazenamento e milhões de
barris de petróleo, dentro de grandes navios petroleiros, aguardam uma solução
logística.
Segundo a revista América
Economia, a capacidade de armazenamento de óleo no mundo está se esgotando,
causando sérios transtornos na logística e influenciando no preço do petróleo.
Publicação da Agência
Internacional de Energia, segundo a qual a capacidade de armazenamento de óleo
em terra está prestes a se esgotar em todo o mundo, com excesso de oferta. Segundo
a agência, há três bilhões de barris armazenados. Traders dizem que nos
principais portos no mundo a fila de cargueiros aguardam por dias, semanas e
até meses.
A falta de espaço para
descarregar tem imobilizado os petroleiros, operação necessária para que os
poços de petróleo continuem a produzir. O gargalo poderia forçar os
fornecedores a promover vendas rápidas a preços menores, para liberar espaço,
adicionando mais pressão sobre os preços do petróleo.
Segundo a revista no Golfo
do México mais de 50 navios mercantes estavam ancorados fora do porto próximo a
Houston na semana passada, dos quais 41 eram petroleiros. Sete cargueiros
Aframax, com capacidade para 700 mil barris de petróleo, esperam para
descarregar em Roterdam.
Segundo fontes da
publicação, 20 superpetroleiros aguardam com atraso de 12 dias operação no
terminal de Basora Iraque. Uma fonte disse que no porto chinês de Qingdao há um
superpetroleiro ancorado desde agosto e outro desde outubro.
O custo de afretamento de um
superpetroleiro, com capacidade de dois milhões de barris chegou a seu nível
mais alto desde 2008, passando de US$ 100 mil por dia em outubro. Atualmente,
excede US$ 70 mil por dia.
Abaixo temos a imagem do
maior superpetroleiro da atualidade.
Maior Superpetroleiro do mundo na atualidade é o Knock Nevis.
O Knock Nevis é um
superpetroleiro da Noruega antes conhecido como Seawise Giant, Happy Giant e
Jahre Viking. Foi construído entre 1979 e 1981, sendo a maior embarcação do
mundo com 458 metros de comprimento e 69 metros de largura.
Este foi danificado durante
a guerra do Irã–Iraque, sendo recolocado em operação em 1991, utilizado atualmente como uma plataforma imóvel para a indústria petrolífera.
Fontes:
https://www.portosenavios.com.br/noticias/ind-naval-e-offshore/32349-mercado-mundial-sofre-com-excesso-de-petroleo-armazenado?utm_source=newsletter_7663&utm_medium=email&utm_campaign=noticias-do-dia-portos-e-navios-date-d-m-y acessado em 18/11/2015.
http://www.arnaldotemporal.xpg.com.br/curiosidades/knock.htm acessado em 18/11/2015.
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