domingo, 27 de setembro de 2015

Superlua e Lua de Sangue ocorrem neste domingo dia 27/09/2015 e podem ser vistos em todo o Brasil

Neste domingo dia 27/09/2015 poderão ser vistos ao mesmo tempo dois fenômenos lunares: Lua de Sangue e Eclipse Lunar.
O eclipse total da Lua será visto em todo o Brasil a partir das 22h07min do horário de Brasília, com a Terra projetando sua sombra sobre a Lua.
O fenômeno poderá ser observado com maior nitidez por volta das 23h11, quando a Lua estará totalmente encoberta pela sombra da Terra, e permanecerá  assim por aproximadamente  uma hora, até por volta da meia noite.
Além disso, por um efeito do Sol sobre a atmosfera da Terra, durante o eclipse a Lua ficará avermelhada, fenômeno conhecido como Lua vermelha ou de sangue.
O eclipse Lunar ocorre quando a Lua em sua órbita ao redor da Terra, atravessa a sombra da Terra, se "escondendo" da luz do Sol por algum tempo. O eclipse ocorre quando há o alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua.
O fenômeno da Superlua tornará esse eclipse ainda mais especial. Ele ocorre quando a Lua está mais próxima da Terra, em torno de 356 mil quilômetros de distância.

Lua de Sangue: A lua fica avermelhada ao passar na sombra produzida pelo planeta Terra.

Segundo a pesquisadora do ON Josina Nascimento, o eclipse da Superlua pode ser facilmente observado em qualquer lugar do Brasil. "A Lua vai estar bem no alto, porque, a Lua cheia nasce quando o Sol se põe. Então, em torno de meia-noite ela estará no alto. É impossível não ver. Todo mundo vai poder ver o eclipse total da lua".

Fonte:http://geofisicabrasil.com/noticias/62-sismologia20/7498-terra-treme-em-cidades-do-rn-pessoas-relatam-momentos-de-medo.html acessado em 26/09/2015.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Recorde na produção de Petróleo e gás do Brasil

Segundo dados da Petrobras esta é a primeira vez que a produção total de petróleo óleo e gás ultrapassou no Brasil mais de 3 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), atingindo o valor total de 3,01 milhões boed.

Nos valores acima estão incluídas as parcelas da PETROBRÀS e também das demais operadas e empresas parceiras.

O resultado foi 0,8% superior ao recorde anterior de 2,86 milhões de boed, verificado em dezembro do ano passado. Em relação ao mesmo mês de 2014, quando o volume produzido chegou a 2,76 milhões boed, a produção teve avanço de 4,5%.

Novo recorde também foi alcançado no Pré-sal. A produção diária operada pela Petrobras na área do pré-sal alcançou novos recordes, com volume de 896 mil bpd registrados em 19 de agosto; e o de produção mensal operada pela empresa, que alcançou 859 mil bpd no mês.

No exterior, a produção de 192 mil bpd, 3,8% acima dos 185 mil boed produzidos em julho. O principal fator foi a retomada das operações da plataforma do Campo de Saint Malo, no Golfo do México norte-americano.

Fonte: Petrobrás e http://geofisicabrasil.com/noticias/174-petroleo/7487-recorde-na-producao-de-oleo.html acessado em 21/09/2015.

sábado, 5 de setembro de 2015

Aylan Kurdi a imagem do mundo que nós vivemos

A fotografia da criança síria Aylan Kurdi, aos três anos de idade, sem vida, na praia de Bodrum na Turquia, batida na quarta-feira dia 02/09/2015 é o retrato de uma cultura vil e gananciosa do atual mundo globalizado.

A fotografia foi tirada por uma mulher, a fotojornalista turca Nilüfer Demir (imagino eu,  a dor daquela profissional, que por alguns momentos deve ter permanecido silenciosa e em choro comedido e quem sabe levada às lágrimas) ao ver o corpo do pequeno Aylan Kurdi que jazia na areia. Deve ter vivido um momento em que o lado profissional, com certeza, foi sucumbido pela dor e pela cena chocante de abandono social.
Aylan Kurdi, sem vida, na praia de Bodrum, Turquia no dia 02/09/2015 (foto: Nilüfer Demir).


Mais do que uma crise política e econômica, existe uma forte crise da falta de amor com o próximo. Não praticamos a solidariedade no século XXI. Vive-se a ganância pelo ter e o poder pelo poder, disseminados de forma doentia e fria.

A crise migratória já é observada há mais de 10 anos, conforme documentos e documentários da imprensa local e internacional, que esporadicamente mostra as tragédias que têm ocorrido no Mediterrâneo e os milhares de mortos, principalmente dos migrantes a partir de Bodrum em direção à ilha grega de Kos que se localiza a apenas 5 quilômetros de distância.

A maioria quer ir para a Alemanha, pois tem uma das economias mais estáveis da Europa. E por coisas do destino, devido à segunda guerra, muito fugiram da Alemanha e devido a esses deslocados no ano de 1951, criou-se o Estatuto dos Refugiados, com o objetivo de dar proteção aos migrantes e o impedir os regressos forçados. O Estatuto determina que o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) deve  aplicar e fiscalizar as regras para a proteção dos refugiados.

Todos os Estados que tenham assinado e ratificado a Convenção de 1951 são obrigados a cooperar com as ações do ACNUR, devendo cumprir as normas vigentes e não podem discriminar ninguém, independente de raça, sexo, religião e nação, e ainda, não devendo mandar de volta ao país de origem quem poderá ser alvo de perseguição.

Os efeitos das imagens do menino pelo mundo remetem à busca da solidariedade. Cabe a todos o repensar qual é o mundo nós queremos.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Produção de Energia Eólica no Brasil cresceu 179% em um ano

Nos últimos 12 meses, a produção da energia eólica no Brasil cresceu 179% e já representa 3,5% do total da matriz de energia do Sistema Interligado Nacional.

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia no dia 20 de julho de 2015, foram produzidos 2.989,2 MWmed  (megawatts médios) de energia gerada pela força dos ventos, fazendo com que o Brasil atinge-se recorde na produção diária de energia eólica.

No mês de maio de 2015, foram gerados 1.536 GW/h pelos ventos, 57% a mais do que em abril.

A energia é suficiente para o abastecimentos de cerca de 13 milhões de pessoas, levando-se em conta o consumo de energia elétrica residencial de 166 KWh/mês. O Nordeste, líder em produção de energia eólica, produziu 2.282,0 MWmed, enquanto a região Sul gerou 707,3 MWmed.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, em oito anos, a expansão dos parques eólicos pode fazer a produção representar 11% da matriz elétrica brasileira. Segundo o Plano Decenal de Energia (PDE 2023), a participação das fontes de energia renováveis na matriz pode chegar a 83,8% até 2023.

Os empreendimentos para construção de usinas eólicas vêm atraindo mais empresas nos leilões agendados pelo governo federal. Cerca de 475 projetos foram cadastrados para o leilão A-3. Os empreendimentos totalizam 11.476 megawatts (MW) de capacidade instalada. Já o 2º Leilão de Reserva, marcado para o dia 13 de novembro, recebeu 730 empreendimentos eólicos, que somam 17.964 MW.


Fonte: https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2015/08/brasil-produz-mais-de-2-mwmed-de-energia-eolica-em-apenas-um-dia/26781 acessado em 03/09/2015.

Posse de Antonio Jorge de Lima Gomes na cadeira 8 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Ocorreu no dia 23 de Março de 2024, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) em Belo Horizonte, a posse de Antoni...